Equivalência de expressões algébricas
Nesta aula de Matemática, você vai aprender mais sobre equivalência de expressões algébricas. Pegue o lápis, papel e borracha e bons estudos!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
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1. Questão de múltipla escolha:
Classifique as seguintes expressões algébricas como equivalente ou não equivalente:
I. 5x + 12x = 17x
II. 3.(x + 2) = 3x + 2
III. 20x + 3 + 1x = 24x
IV. 6 (x - 3) = 6x - 18
Atividade completaA)
Equivalente; não equivalente; não equivalente; equivalente.B) Equivalente; equivalente; não equivalente; equivalente.
C) Não equivalente; equivalente, equivalente; não equivalente.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Ensino Híbrido:
Inicialmente, contextualize o assunto escolhido para os alunos. Explique que a equivalência de expressões algébricas é uma habilidade importante para resolver problemas matemáticos e que ela é usada para determinar se duas expressões algébricas são iguais ou diferentes. Cite alguns exemplos de como essa habilidade é usada em situações cotidianas, como em cálculos de juros compostos ou em equações matemáticas.Atividade completa4. Gamificação:
Inicialmente, contextualize o assunto de equivalência de expressões algébricas, explicando que é uma habilidade importante para resolver problemas matemáticos, muito utilizada em diversas áreas, como na física e na engenharia. Aproveite para apresentar exemplos práticos, como a equivalência entre as fórmulas de conversão de Celsius para Fahrenheit e vice-versa.Atividade completa5. Estudo de Caso:
A equivalência de expressões algébricas é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam que diferentes expressões podem representar a mesma regularidade em uma sequência numérica. Isso é fundamental para a resolução de problemas e para a simplificação de cálculos. O objetivo aqui é que os alunos criem um infográfico a partir de um estudo de caso que envolva a equivalência de expressões algébricas.Atividade completaExemplo prático:
Suponha que uma sequência numérica seja representada por 3, 5, 7, 9, 11, ... Uma expressão algébrica que representa essa sequência é 2n + 1, onde n é o número de termos. No entanto, outra expressão algébrica que representa a mesma sequência é n + n + 1. Os alunos devem ser capazes de reconhecer que essas duas expressões são equivalentes.
6. Sala de Aula Invertida:
Inicialmente, contextualize o assunto para os alunos. Explique que a habilidade de reconhecer a equivalência de expressões algébricas é necessária para resolver problemas matemáticos, sendo utilizada para verificar se duas expressões algébricas são iguais ou diferentes. Mostre exemplos práticos de como esse conteúdo é aplicado em situações cotidianas, como em cálculos de juros compostos ou em equações matemáticas conhecidas (Teorema de Pitágoras, por exemplo).Atividade completa7. Cultura Maker:
A equivalência de expressões algébricas é um tema muito importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que diferentes expressões podem representar a mesma ideia matemática. Isso é muito útil em situações práticas, como em cálculos de equações e na simplificação de fórmulas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um diário de bordo com a resolução de problemas e a geração de alternativas para solucioná-los em grupo. Isso vai permitir que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado e desenvolvam habilidades importantes, como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.Atividade completa8. Rotação por estações:
Inicialmente, pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre a equivalência de expressões algébricas. Em seguida, apresente exemplos práticos, como a equivalência entre as expressões 2x + 4 e 4 + 2x, que representam a mesma regularidade de uma sequência numérica.Atividade completa
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