Aula sobre Equivalencia De Expressoes Algebricas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A equivalência de expressões algébricas é um tema muito importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que diferentes expressões podem representar a mesma ideia matemática. Isso é muito útil em situações práticas, como em cálculos de equações e na simplificação de fórmulas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos vão criar um diário de bordo com a resolução de problemas e a geração de alternativas para solucioná-los em grupo. Isso vai permitir que os estudantes sejam protagonistas do próprio aprendizado e desenvolvam habilidades importantes, como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a equivalência de expressões algébricas e por que isso é importante na Matemática. Em seguida, apresente alguns exemplos práticos, como a simplificação de fórmulas ou a resolução de equações.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema para os alunos, que envolva a equivalência de expressões algébricas. Por exemplo: "As expressões 2x + 3 e x + 5 são equivalentes? Como podemos saber?" Os alunos devem discutir em grupo e registrar suas ideias no diário de bordo, na seção "Problema".

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem gerar alternativas para resolver o problema apresentado na etapa anterior. Eles podem utilizar diferentes estratégias, como a substituição de valores, a simplificação de termos ou a identificação de padrões. O importante é que eles justifiquem suas escolhas e registrem tudo no diário de bordo, na seção "Geração de Alternativas".

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos devem apresentar suas soluções para o problema e discutir com a turma. Faça intervenções para esclarecer dúvidas e complementar as explicações dos alunos. Ao final, os alunos devem registrar a solução no diário de bordo, na seção "Solução".

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente mais alguns exemplos práticos de equivalência de expressões algébricas, para que os alunos possam fixar o conteúdo. Eles podem resolver os exemplos em grupo e registrar as soluções no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese da aula, destacando os pontos mais importantes e reforçando a importância da equivalência de expressões algébricas. Os alunos devem registrar as principais ideias no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, agradecendo a participação dos alunos e incentivando-os a continuar explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer se duas expressões algébricas são ou não equivalentes.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a criatividade e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na resolução dos problemas.
  • Qualidade das alternativas geradas pelos alunos.
  • Coerência e clareza das soluções apresentadas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em reconhecer a equivalência de expressões algébricas.
  • Uso adequado do diário de bordo para registro das ideias e soluções.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer intervenções para esclarecer dúvidas e complementar as explicações dos alunos.
  • Incentivar o uso do diário de bordo para registro das ideias e soluções.
  • Fazer uma síntese da aula, destacando os pontos mais importantes e reforçando a importância da equivalência de expressões algébricas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da resolução dos problemas.
  • Gerar alternativas criativas e coerentes para solucionar os problemas.
  • Apresentar soluções claras e bem justificadas para os problemas.
  • Reconhecer a equivalência de expressões algébricas.
  • Registrar as ideias e soluções no diário de bordo.