Aula sobre Equivalencia De Expressoes Algebricas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicialmente, contextualize o assunto escolhido para os alunos. Explique que a equivalência de expressões algébricas é uma habilidade importante para resolver problemas matemáticos e que ela é usada para determinar se duas expressões algébricas são iguais ou diferentes. Cite alguns exemplos de como essa habilidade é usada em situações cotidianas, como em cálculos de juros compostos ou em equações matemáticas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Faça um check-in para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Peça que eles escrevam em seus cadernos o que eles já sabem e o que eles gostariam de saber sobre equivalência de expressões algébricas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Tema

    Apresente o tema de forma clara e objetiva, explicando o que é e o que não é equivalência de expressões algébricas e como ela é usada na matemática.

  3. Etapa 3 - Exemplos Práticos

    Após explicar o tema com mais profundidade, apresente exemplos práticos de como a equivalência de expressões algébricas é usada em situações cotidianas. Peça que os alunos acompanhem os exemplos e tentem resolver os problemas com você. Use este momento para tirar as dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Trabalho em Grupo

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e peça que eles criem um modelo de registro de aprendizagem com os campos de _Check-in_ e _Check-out_. Explique que, ao longo das aulas e conforme o grupo for avançando nos estudos sobre o tema, eles precisam utilizar este material para registrar o que estão aprendendo durante a jornada de pesquisa e aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em Livros Didáticos

    Peça que cada grupo pesquise sobre o assunto em livros didáticos e registre as informações relevantes no modelo de registro de aprendizagem. Importante deixar claro aos alunos que o uso de livros didáticos para a pesquisa é uma indicação, mas que eles não precisam se limitar apenas a esta fonte de estudo. O uso de ferramentas digitais para pesquisa também são recomendadas, desde que o grupo se atente à confiabilidade das informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Reserve uma aula para que os alunos possam apresentar as informações que encontraram e discutir em conjunto se as expressões algébricas são equivalentes ou não. Estimule os estudantes a trazerem em suas apresentações os desafios enfrentados durante a pesquisa e os conhecimentos adquiridos nessa jornada. Acompanhe as discussões, faça perguntas e esclareça as dúvidas.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Finalize com um check-out coletivo para avaliar o aprendizado dos alunos. Para isso, faça um mapa mental registrando os pontos aprendidos sobre equivalência de expressões algébricas e como essa habilidade é usada na matemática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver nos alunos a habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes ou não.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em livros didáticos e/ou em outros materiais e ferramentas de pesquisa.
  • Desenvolver nos alunos a habilidade de refletirem e serem críticos sobre os seus próprios processos de aprendizagem.
  • Promover a prática de registar o que está sendo aprendido durante as aulas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades e discussões em grupo.
  • Pesquisa e registro das informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Habilidade em reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes ou não.

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula e o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa em livros didáticos e/ou em outros materiais e ferramentas de pesquisa.
  • Acompanhar os registros de aprendizagem e as discussões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e esclarecer as dúvidas deles.
  • Realizar e receber feedbacks.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades e discussões em grupo.
  • Registrar corretamente as informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes ou não.
  • Dar feedback sobre a atividade ao professor.