Aula sobre Equivalencia De Expressoes Algebricas
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A equivalência de expressões algébricas é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam que diferentes expressões podem representar a mesma regularidade em uma sequência numérica. Isso é fundamental para a resolução de problemas e para a simplificação de cálculos. O objetivo aqui é que os alunos criem um infográfico a partir de um estudo de caso que envolva a equivalência de expressões algébricas.
Exemplo prático:
Suponha que uma sequência numérica seja representada por 3, 5, 7, 9, 11, ... Uma expressão algébrica que representa essa sequência é 2n + 1, onde n é o número de termos. No entanto, outra expressão algébrica que representa a mesma sequência é n + n + 1. Os alunos devem ser capazes de reconhecer que essas duas expressões são equivalentes.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da equivalência de expressões algébricas no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o assunto.Etapa 2 - Formação de grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "Equivalência de Expressões Algébricas”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.Etapa 3 - Estudo de caso
O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo expressões algébricas e equivalências. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.Etapa 4 - Criação do infográfico
Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Promova discussões coletivas sobre as expressões algébricas apresentadas nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.Etapa 8 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer a equivalência de expressões algébricas.
- Aproximar os estudantes do método científico.
- Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos.
- Incentivar a participação ativa e a colaboração dos alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema.
- Participação e colaboração em grupo.
- Criatividade na criação do infográfico.
- Reflexão sobre os resultados pontos-chave registrados.
- Capacidade de reconhecer a equivalência de expressões algébricas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da equivalência de expressões algébricas.
- Fornecer o estudo de caso e o material para a criação do infográfico.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar da discussão sobre o tema.
- Ler o estudo de caso, definir o problema e realizar a pesquisa.
- Criar e apresentar os resultados da pesquisa por meio de um infográfico.
- Discutir em grupo sobre as expressões algébricas utilizadas.
- Dar feedback ao professor.