Aula sobre Equivalencia De Expressoes Algebricas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A equivalência de expressões algébricas é um tema importante na Matemática, pois permite que os alunos compreendam que diferentes expressões podem representar a mesma regularidade em uma sequência numérica. Isso é fundamental para a resolução de problemas e para a simplificação de cálculos. O objetivo aqui é que os alunos criem um infográfico a partir de um estudo de caso que envolva a equivalência de expressões algébricas.

Exemplo prático:

Suponha que uma sequência numérica seja representada por 3, 5, 7, 9, 11, ... Uma expressão algébrica que representa essa sequência é 2n + 1, onde n é o número de termos. No entanto, outra expressão algébrica que representa a mesma sequência é n + n + 1. Os alunos devem ser capazes de reconhecer que essas duas expressões são equivalentes.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da equivalência de expressões algébricas no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "Equivalência de Expressões Algébricas”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo expressões algébricas e equivalências. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre as expressões algébricas apresentadas nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a equivalência de expressões algébricas.
  • Aproximar os estudantes do método científico.
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade na criação do infográfico.
  • Reflexão sobre os resultados pontos-chave registrados.
  • Capacidade de reconhecer a equivalência de expressões algébricas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da equivalência de expressões algébricas.
  • Fornecer o estudo de caso e o material para a criação do infográfico.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre o tema.
  • Ler o estudo de caso, definir o problema e realizar a pesquisa.
  • Criar e apresentar os resultados da pesquisa por meio de um infográfico.
  • Discutir em grupo sobre as expressões algébricas utilizadas.
  • Dar feedback ao professor.