Aula sobre Equivalencia De Expressoes Algebricas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicialmente, contextualize o assunto de equivalência de expressões algébricas, explicando que é uma habilidade importante para resolver problemas matemáticos, muito utilizada em diversas áreas, como na física e na engenharia. Aproveite para apresentar exemplos práticos, como a equivalência entre as fórmulas de conversão de Celsius para Fahrenheit e vice-versa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique o objetivo da atividade e apresente o jogo de tabuleiro que os alunos irão criar. Apresente as regras do jogo e como ele será utilizado para desenvolver a habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus jogos de tabuleiros: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser preenchido o mapa de registro a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá criar um jogo de tabuleiro com o tema "Equivalência de Expressões Algébricas”, além de preencher o mapa de registro do jogo. Lembre os grupos de que eles são responsáveis por separar os recursos e materiais necessários para a atividade.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Peça aos alunos para definirem as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações dos pinos, as perguntas e as ações dos _cards_.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Indique aos estudantes que eles precisam criar um tabuleiro com 51 casas, sendo que algumas casas serão destinadas a perguntas e outras a ações. Lembre os alunos de inserirem os pontos de partida e chegada no tabuleiro.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards

    Os grupos irão criar os _cards_ com perguntas e ações relacionadas ao tema "Equivalência de expressões algébricas". Importante que os estudantes coloquem corretamente as respostas das perguntas nos _cards_.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do mapa de registro

    Solicite aos alunos o preenchimento do mapa de registro do jogo, com informações como: nome e objetivo do jogo, púbico alvo, desafios previstos, níveis, esquemas de recompensas, orientações para o usuário final, além de destacar os motivos que vão fazer do jogo um sucesso.

  7. Etapa 7 - Jogando o jogo

    Reserve um momento para que os grupos possam jogar o jogo criado por outro grupo, seguindo as regras definidas por eles. Durante o jogo, os alunos responderão perguntas e realizarão ações relacionadas ao tema. Aproveite para passar por cada um dos grupos, acompanhando a atividade e tirando dúvidas dos alunos.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante a realização da atividade. Os critérios de avaliação podem incluir a criatividade na criação do jogo, a clareza das regras, a qualidade das perguntas e ações dos _cards_, a participação dos alunos na criação e durante o jogo e a habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.

  9. Etapa 9 - Conclusão

    Faça um fechamento da aula destacando os principais pontos do tema “Expressões Algébricas Equivalentes”. Pegunte aos alunos sobre quais foram os maiores desafios e aprendizados que tiveram com a experiência de criar seus próprios jogos e de jogar os jogos dos seus colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo e clareza das regras.
  • Qualidade das perguntas e ações dos _cards_.
  • Participação dos alunos na criação e durante o jogo.
  • Preenchimento do mapa de registro do jogo.
  • Habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da atividade e apresentar o jogo de tabuleiro.
  • Disponibilizar os recursos e materiais necessários para a atividade.
  • Compartilhar o mapa de registro com os alunos e explicar seu funcionamento.
  • Orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos na criação do jogo e na definição das regras.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e participar atividade da criação do jogo de tabuleiro.
  • Definir as regras do jogo e criar as perguntas e ações dos _cards_.
  • Preencher o mapa de registro do jogo.
  • Jogar o jogo criado por outro grupo.
  • Dar feedback sobre a atividade ao professor.