Aula sobre Equivalencia De Expressoes Algebricas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Preparação
Prepare diferentes materiais para serem trabalhados com os alunos nas diferentes estações. Utilize listas e cartões com expressões algébricas ou até mesmo jogos educativos como quebra-cabeças, caça-palavras, jogos da memória e cruzadinhas. Busque ter pelo menos uma atividade digital em uma das estações, por meio de _quizzes_ e trilhas interativas. É importante pensar em atividades com duração de 15 minutos, podendo ser estendido no caso de duas aulas em sequência. Por fim, organize a quantidade de estações conforme a quantidade de grupos de alunos, respeitando um limite máximo de 5 alunos por grupo.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize com exemplos práticos, a partir de expressões algébricas conhecidas como a do Teorema de Pitágoras, por exemplo. Peça aos alunos para citarem outras expressões equivalentes ao do Teorema.Estimule a turma a participar da aula e tire as dúvidas deles.Etapa 3 - Rotação por Estações
Divida a turma em quatro grupos e explique sobre a metodologia “Rotação por Estações”. Defina com eles o tempo de duração e a ordem de rotação dos grupos. As atividades propostas em cada estação são:Estação 1:
Nesta estação, o grupo receberá um texto explicativo sobre o tema de expressões algébricas equivalentes e deverá encontrar as palavras destacadas no texto no caça-palavras.
Estação 2:
Nesta outra estação, apresente um jogo de tabuleiro de perguntas e respostas para que os alunos possam praticar a habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.
Estação 3:
Já nesta estação, utilize um quebra-cabeça com os alunos, para que eles possam montar as expressões e compará-las.
Estação 4:
Em outra estação, use sites ou plataformas para a realização de _quizzes_ interativos. _Kahoot, Wordwall, GoConqr, Quizur e QuizMaker_ são boas opções digitais para esta atividade. Para contemplar essa metodologia, é importante que pelo menos uma das estações utilizem recursos digitais.
Etapa 4 - Avaliação
Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs.: Que bom, Que pena e Que tal. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese passando por todos os pontos principais referentes ao tema e reforce a importância da habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Utilizar diferentes formatos de materiais para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Gestão adequada do tempo para realizar as atividades.
- Habilidade em reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.
- Preenchimento adequado do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Preparar o material a ser utilizado na rotação por estações.
- Apresentar o tema da aula e contextualizar com exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e esclarecer a dúvidas deles.
- Realizar e receber feedbacks.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em grupo.
- Gerir adequadamente o tempo para realizar todas as atividades.
- Manipular e comparar as expressões algébricas corretamente.
- Preencher adequadamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Dar feedback ao professor.