Aula sobre Equivalencia De Expressoes Algebricas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicialmente, contextualize o assunto para os alunos. Explique que a habilidade de reconhecer a equivalência de expressões algébricas é necessária para resolver problemas matemáticos, sendo utilizada para verificar se duas expressões algébricas são iguais ou diferentes. Mostre exemplos práticos de como esse conteúdo é aplicado em situações cotidianas, como em cálculos de juros compostos ou em equações matemáticas conhecidas (Teorema de Pitágoras, por exemplo).

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material introdutório sobre equivalência de expressões algébricas, com exemplos de expressões algébricas equivalentes e não equivalentes. É importante que esse material seja diverso, atendendo os diferentes perfis de aprendizagem dos estudantes. Fique à vontade para usar textos, vídeos, slides, imagens e outros formatos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça perguntas que instiguem os estudantes a refletirem sobre o tema, tais como: i) o que significa o termo “equivalência”?; ii) cite um exemplo de expressão algébrica. Estimule a turma a participar da aula, respondendo às perguntas, compartilhando exemplos e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Estudo em casa

    Compartilhe o material para estudo em casa com os alunos. Oriente o método de estudos autônomo, os incentivando a anotarem suas dúvidas e pontos que considerarem importantes. Vale sugerir aos alunos que façam um mapa conceitual para sistematizar as informações aprendidas durante esta jornada.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Já em sala de aula, forme grupos de até 5 alunos para discutirem e compararem as expressões algébricas estudadas em casa, identificando se elas são equivalentes ou não. É interessante agrupá-los por níveis de profundidade no tema, para facilitar o apoio aos que precisam de maior atenção, enquanto os demais são desafiados com novas expressões algébricas para avaliarem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, no formato que preferir: usando a lousa, por meio de cartazes ou apenas falando. Faça perguntas para todos eles (por exemplo: o que torna duas ou mais expressões equivalentes?) e esclareça as dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs. Para isso, peça aos alunos para usarem o modelo, preenchendo os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes para inserir melhorias nas próximas atividades.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um breve resumo sobre o tema da aula e reforce a importância da habilidade de reconhecer se duas expressões algébricas são equivalentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer a equivalência de expressões algébricas.
  • Estimular o método de estudos autônomo entre os alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das expressões algébricas equivalentes e não equivalentes.
  • Realização do estudo do material previamente à aula.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar o material para estudo em casa.
  • Estimular a participação dos alunos na aula.
  • Esclarecer as dúvidas dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Realizar e receber feedbacks.

Ações do aluno

  • Estudar o material previamente em casa.
  • Participar ativamente das atividades em sala e discussão em grupo.
  • Apresentar as conclusões da atividade para a turma.
  • Utilizar _o modelo de_ Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Dar feedback ao professor.