Escravização no Brasil

Nessa aula de Geografia, você vai conhecer a história da escravização dos africanos. Convide alguém de sua família para acompanhar o vídeo da aula e aprendam juntos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre a escravidão no Brasil, é certo afirmar que:

    A) Os escravizados eram transportados acorrentados em navios negreiros em condições precárias e muitos morriam antes de chegar aqui.

    B) Os escravizados vinham em navios contratados por senhores que zelavam pelas boas condições necessárias pra viagem.

    C) Os escravizados vinham em navios negreiros em péssimas condições, mas assim que chegavam ao Brasil conseguiam a carta de euforia, tornando-se homens livres.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Thinking:

    A escravização no Brasil é um tema importante para ser trabalhado, pois é parte da história do país e influencia diretamente a sociedade atual. É importante que os alunos entendam como os escravos foram trazidos para o Brasil, as condições em que viviam, os trabalhos que realizavam e as formas de resistência que utilizavam. Além disso, é fundamental que os estudantes compreendam a importância das lutas contra a escravização e as consequências que a abolição trouxe para a sociedade brasileira. Nesta atividade, os alunos criarão um mapa de empatia, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

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  4. 4. Rotação por estações:

    A escravização de pessoas africanas no Brasil é um tema que precisa ser abordado com cuidado e seriedade. É importante que os alunos compreendam como esse processo histórico aconteceu, as consequências que ainda afetam a sociedade brasileira e a importância de reconhecer e valorizar a cultura afrodescendente. Nesta atividade, os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

    A atividade será desenvolvida em 5 etapas:

    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A escravização no Brasil é um tema muito importante para ser trabalhado. É preciso que os alunos entendam a dimensão histórica desse acontecimento e como ele ainda afeta a sociedade brasileira atualmente. Além disso, é importante abordar a diversidade cultural e a luta por direitos dos povos originários e comunidades remanescentes de quilombos. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e seus próprios conhecimentos sobre o tema.

    A atividade será desenvolvida em 6 etapas:

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  6. 6. Estudo de Caso:

    A escravização no Brasil é um tema bastante complexo e delicado, que merece ser abordado com sensibilidade e atenção. É importante que os alunos entendam como a escravidão foi uma das principais bases da economia brasileira, e como ela afetou a vida de milhões de pessoas ao longo dos séculos. Além disso, é fundamental que os estudantes compreendam as consequências desse período histórico até os dias atuais, como a desigualdade social e a discriminação racial. Para trabalhar esse tema, os alunos irão desenvolver as habilidades de pesquisa, análise e síntese.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A escravidão é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É necessário que os estudantes compreendam a gravidade da escravização e a importância de reconhecer os direitos legais das comunidades remanescentes de quilombos. Para isso, os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dessas comunidades.

    A atividade será desenvolvida em 7 etapas:

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A escravização no Brasil é um tema importante e presente na história do país. É fundamental que os alunos compreendam a importância de reconhecer a territorialidade das comunidades remanescentes de quilombos, como possuidora de direitos legais. Para trabalhar esse tema, os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

    A atividade será desenvolvida em 6 etapas:

    Atividade completa

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