Aula sobre Escravizacao No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A escravidão é um tema importante e delicado na história do Brasil e do mundo. É necessário que os estudantes compreendam a gravidade da escravização e a importância de reconhecer os direitos legais das comunidades remanescentes de quilombos. Para isso, os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dessas comunidades.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Inicie a atividade apresentando o tema da escravidão no Brasil e contextualizando o assunto com exemplos práticos. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e apresentação do diário de bordo

    Divida a turma em grupos e apresente o diário de bordo que será utilizado na atividade. Cada grupo deverá escolher um tema relacionado à escravidão para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre o tema escolhido e preencher os campos do diário de bordo: Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos apresentarão seus diários de bordo para a turma. Faça a mediação da discussão sobre os temas apresentados pelos grupos, incentivando a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Reflexão em grupo

    Os grupos terão um tempo para refletir sobre as apresentações e discutir as territorialidades das comunidades remanescentes de quilombos.

  6. Etapa 6 - Conclusão e síntese

    Faça uma síntese da atividade e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa para casa

    Deixe uma tarefa, como a produção de um texto sobre o tema ou a criação de um cartaz para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de reconhecer os direitos legais dessas comunidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades das comunidades remanescentes de quilombos.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema da escravidão no Brasil.
  • Incentivar a participação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração do diário de bordo em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Seleção adequada de argumentos que reconheçam as territorialidades das comunidades remanescentes de quilombos.
  • Reflexão crítica sobre o tema e participação na discussão em grupo.
  • Cumprimento da tarefa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Dividir a turma em grupos e apresentar o diário de bordo.
  • Mediar a pesquisa e a elaboração do diário de bordo em grupo.
  • Incentivar a participação e a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma síntese da atividade e deixar uma tarefa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da elaboração do diário de bordo em grupo.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades das comunidades remanescentes de quilombos.
  • Refletir criticamente sobre o tema e participar da discussão em grupo.
  • Cumprir a tarefa.