Aula sobre Escravizacao No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A escravização no Brasil é um tema importante e presente na história do país. É fundamental que os alunos compreendam a importância de reconhecer a territorialidade das comunidades remanescentes de quilombos, como possuidora de direitos legais. Para trabalhar esse tema, os alunos criarão um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando para os alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e explique a metodologia da atividade. Cada grupo deve escolher um subtema relacionado à escravização no Brasil, como, por exemplo, as condições de vida dos escravos, os impactos da escravidão na economia brasileira ou as lutas de resistência dos escravos. Cada grupo deve pesquisar e discutir sobre o subtema escolhido.

  3. Etapa 3 - Criação de um modelo de avaliação

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação para a turma

    Os grupos devem apresentar seus subtemas para a turma, seguindo o modelo criado na etapa anterior. As apresentações devem ser avaliadas pelos outros grupos, seguindo os critérios de avaliação definidos no modelo.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos devem discutir e refletir sobre o tema, considerando as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando a importância de reconhecer a territorialidade das comunidades remanescentes de quilombos, como possuidora de direitos legais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades das comunidades remanescentes de quilombos, como possuidora de direitos legais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Explicar a metodologia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos grupos e fornecer feedback construtivo.
  • Encerrar a atividade reforçando a importância de reconhecer a territorialidade das comunidades remanescentes de quilombos, como possuidora de direitos legais.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sobre o subtema escolhido.
  • Criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.
  • Apresentar o subtema para a turma, seguindo o modelo criado na etapa anterior.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos, seguindo os critérios de avaliação definidos no modelo.
  • Discutir e refletir sobre o tema, considerando as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos.