Aula sobre Escravizacao No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A escravização no Brasil é um tema importante para ser trabalhado, pois é parte da história do país e influencia diretamente a sociedade atual. É importante que os alunos entendam como os escravos foram trazidos para o Brasil, as condições em que viviam, os trabalhos que realizavam e as formas de resistência que utilizavam. Além disso, é fundamental que os estudantes compreendam a importância das lutas contra a escravização e as consequências que a abolição trouxe para a sociedade brasileira. Nesta atividade, os alunos criarão um mapa de empatia, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando o que é a escravização no Brasil e sua importância histórica. Serão apresentados exemplos de como o tema pode ser encontrado ou aplicado no cotidiano dos estudantes, como a presença de negros em diversas profissões e a influência da cultura africana na música e na culinária brasileira.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de empatia sobre a vida dos escravizados. Cada grupo terá um campo específico do mapa para preencher. Forneça materiais como cartolinas, canetas e revistas para recortes.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando o que foi preenchido em cada campo e como isso ajuda a entender a vida dos escravizados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    A turma será dividida em grupos menores para discutir as informações apresentadas nos mapas e como elas se relacionam com o tema da escravização no Brasil.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma, destacando os pontos mais importantes da discussão em grupo.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Os alunos deverão escrever um texto sobre a importância da luta contra a escravidão no Brasil e como ela influencia a sociedade atual.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma síntese do que foi discutido e destacando a importância do tema para a compreensão da história do país.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos argumentativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Coerência e clareza na apresentação dos resultados da discussão em grupo.
  • Coerência e clareza na escrita do texto argumentativo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e sua importância histórica.
  • Fornecer materiais para a criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido ao final da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia.
  • Contribuir de forma construtiva nas discussões em grupo.
  • Escrever um texto argumentativo coerente e claro sobre a importância da luta contra a escravização no Brasil.