Aula sobre Escravizacao No Brasil

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A escravização no Brasil é um tema bastante complexo e delicado, que merece ser abordado com sensibilidade e atenção. É importante que os alunos entendam como a escravidão foi uma das principais bases da economia brasileira, e como ela afetou a vida de milhões de pessoas ao longo dos séculos. Além disso, é fundamental que os estudantes compreendam as consequências desse período histórico até os dias atuais, como a desigualdade social e a discriminação racial. Para trabalhar esse tema, os alunos irão desenvolver as habilidades de pesquisa, análise e síntese.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema "Escravização no Brasil" e explicando a importância de abordá-lo. Serão apresentados exemplos práticos de como a escravidão afetou a vida de milhões de pessoas, como a cultura, a economia, a política e a sociedade brasileira.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema relacionado à escravidão para pesquisar. Os temas podem ser: a vida dos escravos nas fazendas, a resistência dos escravos, a participação dos negros na construção do Brasil, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa, identificando um problema relacionado ao tema escolhido. Por exemplo, se o grupo escolheu a vida dos escravos nas fazendas, o problema pode ser a falta de acesso à educação e à saúde.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas em diversas fontes, como livros, artigos, entrevistas com pessoas reais, entre outros, para coletar dados e informações sobre o tema escolhido.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os alunos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema identificado na etapa anterior. Além disso, deverão discutir se é possível evitar o problema e como isso poderia ser feito.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, como estatísticas e relatórios governamentais.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado, discutindo o que poderia ser feito para contribuir com a disseminação da informação. Os alunos deverão criar infográficos (preenchimento das 8 lacunas) que poderão ser distribuídos na comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e síntese.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema da escravidão no Brasil.
  • Promover a compreensão da importância da luta contra a discriminação racial.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do trabalho de pesquisa realizado pelos grupos.
  • Coerência e consistência na análise dos dados coletados.
  • Criatividade e originalidade na proposta de soluções para o problema identificado.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas de pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer suporte técnico e metodológico para a realização das pesquisas.
  • Proporcionar momentos de reflexão crítica sobre o tema da escravidão no Brasil.
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas em diversas fontes para coletar dados e informações sobre o tema escolhido.
  • Analisar os dados coletados e identificar as causas do problema identificado.
  • Propor soluções para o problema identificado e criar infográficos (preenchimento das 8 lacunas) que poderão ser distribuídos na comunidade.
  • Apresentar os resultados do trabalho de forma clara e objetiva.