Aula sobre Escravizacao No Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A escravização de pessoas africanas no Brasil é um tema que precisa ser abordado com cuidado e seriedade. É importante que os alunos compreendam como esse processo histórico aconteceu, as consequências que ainda afetam a sociedade brasileira e a importância de reconhecer e valorizar a cultura afrodescendente. Nesta atividade, os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a atividade apresentando o tema, contextualizando a escravização no Brasil e explicando a metodologia que será utilizada. É importante que os alunos compreendam a gravidade do assunto e a importância de discutir sobre ele.Etapa 2 - Estação 1 - Contextualização histórica
Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo que apresenta a história da escravização no Brasil. Após a exibição, eles deverão responder a um questionário sobre o conteúdo do vídeo. O objetivo é que os alunos compreendam como a escravização aconteceu no Brasil, os impactos que ela teve na sociedade e como isso afeta a cultura afrodescendente.Etapa 3 - Estação 2 - Territorialidades
Nessa estação, os alunos irão trabalhar com mapas e imagens para identificar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade. O objetivo é que os alunos compreendam a importância de reconhecer e valorizar essas comunidades.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Nessa estação, os alunos irão participar de um debate sobre o tema, utilizando os argumentos que selecionaram nas estações anteriores. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de argumentação e compreendam a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.Etapa 5 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma síntese do que foi discutido e destacando a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos
- Compreender a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
- Desenvolver a habilidade de argumentação
- Compreender a gravidade da escravização no Brasil e seus impactos na sociedade
- Valorizar a cultura afrodescendente.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e dos argumentos selecionados
- Participação nas atividades propostas
- Habilidade de argumentação
- Compreensão da importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
- Respeito às opiniões e argumentos dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva
- Orientar os alunos nas atividades propostas
- Estimular a participação e a argumentação dos alunos
- Fazer a síntese das atividades e destacar a importância do tema
- Avaliar e dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas
- Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
- Desenvolver a habilidade de argumentação
- Respeitar as opiniões e argumentos dos colegas
- Compreender a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.