Aula sobre Escravizacao No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A escravização de pessoas africanas no Brasil é um tema que precisa ser abordado com cuidado e seriedade. É importante que os alunos compreendam como esse processo histórico aconteceu, as consequências que ainda afetam a sociedade brasileira e a importância de reconhecer e valorizar a cultura afrodescendente. Nesta atividade, os alunos serão divididos em três grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema, contextualizando a escravização no Brasil e explicando a metodologia que será utilizada. É importante que os alunos compreendam a gravidade do assunto e a importância de discutir sobre ele.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Contextualização histórica

    Nessa estação, os alunos irão assistir a um vídeo que apresenta a história da escravização no Brasil. Após a exibição, eles deverão responder a um questionário sobre o conteúdo do vídeo. O objetivo é que os alunos compreendam como a escravização aconteceu no Brasil, os impactos que ela teve na sociedade e como isso afeta a cultura afrodescendente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Territorialidades

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar com mapas e imagens para identificar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade. O objetivo é que os alunos compreendam a importância de reconhecer e valorizar essas comunidades.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nessa estação, os alunos irão participar de um debate sobre o tema, utilizando os argumentos que selecionaram nas estações anteriores. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de argumentação e compreendam a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma síntese do que foi discutido e destacando a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos
  • Compreender a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação
  • Compreender a gravidade da escravização no Brasil e seus impactos na sociedade
  • Valorizar a cultura afrodescendente.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema e dos argumentos selecionados
  • Participação nas atividades propostas
  • Habilidade de argumentação
  • Compreensão da importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
  • Respeito às opiniões e argumentos dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos nas atividades propostas
  • Estimular a participação e a argumentação dos alunos
  • Fazer a síntese das atividades e destacar a importância do tema
  • Avaliar e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação
  • Respeitar as opiniões e argumentos dos colegas
  • Compreender a importância de reconhecer e valorizar as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade.