Aula sobre Escravizacao No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A escravização no Brasil é um tema muito importante para ser trabalhado. É preciso que os alunos entendam a dimensão histórica desse acontecimento e como ele ainda afeta a sociedade brasileira atualmente. Além disso, é importante abordar a diversidade cultural e a luta por direitos dos povos originários e comunidades remanescentes de quilombos. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e seus próprios conhecimentos sobre o tema.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade, contextualizando a escravização no Brasil e suas consequências na sociedade atual. Explique a metodologia e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e trazer para o próximo encontro um resumo do que foi pesquisado. Disponibilize materiais de pesquisa, como vídeos, textos e imagens.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre o que foi pesquisado. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade e seus próprios conhecimentos sobre o tema. Explique como o modelo deve ser preenchido.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Os alunos irão apresentar seus modelos e discutir em grupo suas avaliações sobre a atividade e seus próprios conhecimentos sobre o tema. Estimule a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os pontos mais importantes e respondendo às dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo sobre temas importantes para a sociedade brasileira.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias aprendizagens e a atividade realizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do resumo da pesquisa realizada em casa.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Participação ativa na apresentação dos modelos.
  • Participação ativa na conclusão da atividade.

Ações do professor

  • Orientar a discussão em grupo.
  • Disponibilizar materiais de pesquisa.
  • Explicar como criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em casa.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo e discutir em grupo suas avaliações.
  • Participar ativamente da conclusão da atividade.