Aula sobre Escravizacao No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A escravização no Brasil é um tema muito importante para ser trabalhado. É preciso que os alunos entendam a dimensão histórica desse acontecimento e como ele ainda afeta a sociedade brasileira atualmente. Além disso, é importante abordar a diversidade cultural e a luta por direitos dos povos originários e comunidades remanescentes de quilombos. Nesta atividade, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e seus próprios conhecimentos sobre o tema.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da atividade, contextualizando a escravização no Brasil e suas consequências na sociedade atual. Explique a metodologia e como ela será aplicada.Etapa 2 - Pesquisa em casa
Os alunos deverão pesquisar sobre o tema em casa e trazer para o próximo encontro um resumo do que foi pesquisado. Disponibilize materiais de pesquisa, como vídeos, textos e imagens.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre o que foi pesquisado. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade e seus próprios conhecimentos sobre o tema. Explique como o modelo deve ser preenchido.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Os alunos irão apresentar seus modelos e discutir em grupo suas avaliações sobre a atividade e seus próprios conhecimentos sobre o tema. Estimule a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os pontos mais importantes e respondendo às dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo sobre temas importantes para a sociedade brasileira.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias aprendizagens e a atividade realizada.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade do resumo da pesquisa realizada em casa.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Participação ativa na apresentação dos modelos.
- Participação ativa na conclusão da atividade.
Ações do professor
- Orientar a discussão em grupo.
- Disponibilizar materiais de pesquisa.
- Explicar como criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a atividade.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa em casa.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o modelo e discutir em grupo suas avaliações.
- Participar ativamente da conclusão da atividade.