Aula sobre Escravo Ou Escravizado
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O tema "Escravo ou escravizado?" é um assunto importante para ser discutido em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam a diferença entre o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Além disso, é um tema que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como no trabalho infantil, na exploração de mão de obra em fábricas e na exploração sexual. Nesta aula, a metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Aprendizagem baseada em problemas
Etapa 1 - Apresentação do tema
Você iniciará a aula apresentando o tema "Escravo ou escravizado?" e explicando a diferença entre o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Em seguida, fará uma dinâmica de grupo para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e experiências sobre o tema.Etapa 2 - Problematização
Você dividirá a turma em grupos e entregará uma lista de situações que envolvem a exploração de mão de obra, como trabalho infantil, exploração sexual e trabalho escravo. Cada grupo deverá escolher uma situação e criar um problema relacionado a ela.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo deverá apresentar o problema criado e, em seguida, gerar alternativas para solucioná-lo. Oriente os alunos a pensar em soluções que não envolvam a exploração de mão de obra.Etapa 4 - Solução
Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa e apresentá-la para a turma. Você deverá orientar os alunos a pensar em soluções que sejam viáveis e que possam ser aplicadas na realidade.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Você deverá orientar os alunos a utilizar a criatividade na criação do diário de bordo.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Você deverá avaliar a criatividade e a qualidade das soluções apresentadas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Estimular a criatividade dos alunos na geração de soluções para problemas relacionados à exploração de mão de obra.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Criatividade na geração de soluções para problemas relacionados à exploração de mão de obra.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos diários de bordo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha de problemas relacionados à exploração de mão de obra.
- Estimular a criatividade dos alunos na geração de soluções para os problemas escolhidos.
- Avaliar a qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do diário de bordo.
- Gerar alternativas para solucionar problemas relacionados à exploração de mão de obra.
- Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva durante a apresentação dos diários de bordo.