Aula sobre Escravo Ou Escravizado

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Escravo ou escravizado?" é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do mundo. É fundamental que os alunos entendam as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval, para que possam refletir sobre as consequências desses sistemas na sociedade atual. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o tema e explicar as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais características de cada sistema.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa mental e os alunos deverão discutir em conjunto as semelhanças e diferenças entre os sistemas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um infográfico sobre o tema, utilizando as informações discutidas anteriormente. Eles poderão utilizar ferramentas digitais ou desenhar à mão.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão apresentar seus infográficos para a turma e discutir em conjunto as informações apresentadas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Compreender as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa mental e do infográfico produzido.
  • Clareza e precisão das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Explicar as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do infográfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Fazer anotações e tirar dúvidas durante a explicação do professor.
  • Criar um mapa mental sobre o tema em grupo.
  • Criar um infográfico sobre o tema em grupo.