Aula sobre Escravo Ou Escravizado
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Escravo ou escravizado?" é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do mundo. É fundamental que os alunos entendam as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de trabalho escravo contemporâneo, como o trabalho infantil, a exploração sexual e o tráfico de pessoas. É importante ressaltar que a metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, que combina atividades presenciais e online para tornar a aprendizagem mais dinâmica e participativa.
Ensino Híbrido
Etapa 1 - Check-in
Você deve iniciar a aula com um check-in, pedindo aos alunos que compartilhem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o tema. O objetivo é identificar o que os alunos já sabem e o que eles esperam aprender.Etapa 2 - Contextualização
Você deve apresentar a contextualização sobre o tema, explicando as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. É importante que os alunos entendam que a escravidão moderna é uma forma de exploração que ainda existe atualmente.Etapa 3 - Debate em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Você deve fornecer materiais de apoio, como textos e vídeos, para que os alunos possam embasar suas argumentações.Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem
Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que os alunos possam registrar suas reflexões e aprendizados ao longo da aula.Etapa 5 - Check-out
Você deve finalizar a aula com um check-out, pedindo aos alunos que compartilhem o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os estudantes com base na qualidade dos materiais apresentados e na participação durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade social e histórica do Brasil e do mundo.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
Ações do professor
- Fornecer materiais de apoio, como textos e vídeos, para que os alunos possam embasar suas argumentações.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Criar um template de registro de aprendizagem para registrar suas reflexões e aprendizados ao longo da aula.