Aula sobre Escravo Ou Escravizado
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Escravo ou escravizado?" é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do mundo. A escravidão é um tema que ainda gera muitas discussões e reflexões sobre as desigualdades sociais e raciais presentes na sociedade atual. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval, para poderem entender como essas práticas influenciaram a formação da sociedade em que vivemos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Gamificação
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Escravo ou escravizado?" e explicando a diferença entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Em seguida, faça uma breve contextualização histórica sobre a escravidão no Brasil.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do jogo
Cada grupo criará um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O objetivo do jogo é discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Os alunos deverão criar perguntas e ações que abordem os seguintes temas: a origem da escravidão, a escravidão no Brasil, a luta contra a escravidão e a escravidão moderna.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras do jogo e jogar uma partida para demonstrar como ele funciona.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Medeie a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Reflexão individual
Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a reflexão sobre o tema. Reforce com os alunos sobre a escravidão moderna e as consequências que enfrentamos em nosso país que são frutos dessa ação.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Reflexão individual sobre o tema.
- Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Fazer uma reflexão final sobre a aula.
- Estimular a reflexão individual dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
- Criar perguntas e ações relevantes para o jogo.
- Participar ativamente na discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o tema.
- Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.