Aula sobre Escravo Ou Escravizado

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Escravo ou escravizado?" é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do mundo. A escravidão é um tema que ainda gera muitas discussões e reflexões sobre as desigualdades sociais e raciais presentes na sociedade atual. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval, para poderem entender como essas práticas influenciaram a formação da sociedade em que vivemos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Escravo ou escravizado?" e explicando a diferença entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Em seguida, faça uma breve contextualização histórica sobre a escravidão no Brasil.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo criará um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações. O objetivo do jogo é discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval. Os alunos deverão criar perguntas e ações que abordem os seguintes temas: a origem da escravidão, a escravidão no Brasil, a luta contra a escravidão e a escravidão moderna.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Os alunos deverão explicar as regras do jogo e jogar uma partida para demonstrar como ele funciona.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos farão uma discussão em grupo sobre as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Medeie a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem a reflexão sobre o tema. Reforce com os alunos sobre a escravidão moderna e as consequências que enfrentamos em nosso país que são frutos dessa ação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o tema.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula.
  • Estimular a reflexão individual dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações relevantes para o jogo.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o tema.
  • Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.