Aula sobre Escravo Ou Escravizado
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema "Escravo ou escravizado?" é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do mundo. A escravidão é um tema que ainda gera muitas discussões e reflexões sobre a sociedade atual. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Para isso, é necessário que os alunos entendam o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação aos outros tipos de escravidão. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Sala de aula invertida
Etapa 1 - Introdução
Você iniciará a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre a escravidão moderna e suas diferenças em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá orientar os alunos na criação do mapa conceitual.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval.Etapa 4 - Exemplos práticos
Você apresentará exemplos práticos de situações de escravidão moderna que ocorrem atualmente no Brasil e no mundo. Os alunos serão convidados a refletir sobre essas situações e como elas podem ser combatidas.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforçará a importância de combater a escravidão moderna.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os estudantes com base na participação durante a aula e na qualidade do material produzido.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Refletir sobre a importância de combater a escravidão moderna.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Contribuição para a discussão em grupo.
- Compreensão das diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval.
- Reflexão crítica sobre a importância de combater a escravidão moderna.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos de situações de escravidão moderna.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Refletir sobre a importância de combater a escravidão moderna.