Aula sobre Escravo Ou Escravizado

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Escravo ou escravizado?" é de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do mundo. A escravidão é um tema que ainda gera muitas discussões e reflexões sobre a sociedade atual. É importante que os alunos compreendam as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval. Para isso, é necessário que os alunos entendam o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação aos outros tipos de escravidão. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de aula invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre a escravidão moderna e suas diferenças em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um mapa conceitual sobre o tema. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você deverá orientar os alunos na criação do mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma e haverá uma discussão em grupo sobre as diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Você apresentará exemplos práticos de situações de escravidão moderna que ocorrem atualmente no Brasil e no mundo. Os alunos serão convidados a refletir sobre essas situações e como elas podem ser combatidas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforçará a importância de combater a escravidão moderna.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os estudantes com base na participação durante a aula e na qualidade do material produzido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Refletir sobre a importância de combater a escravidão moderna.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Contribuição para a discussão em grupo.
  • Compreensão das diferenças entre escravidão moderna, escravismo antigo e servidão medieval.
  • Reflexão crítica sobre a importância de combater a escravidão moderna.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de situações de escravidão moderna.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir sobre a importância de combater a escravidão moderna.