Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Para tornar a atividade ainda mais interessante, usaremos a metodologia ativa Cultura Maker, que envolve o aprendizado através da criação lúdica e envolvente para os alunos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e fale sobre o que é uma foto-legenda e como ela é usada. Em seguida, mostre exemplos de foto-legenda em Inglês e explique quais as principais características de uma boa legenda.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Apresente a Dinâmica dos 3 Qs e explique como ela será usada para avaliar a atividade.Os alunos criarão um modelo no caderno ou folha com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Em seguida, farão uma reflexão individual e responderão cada um dos campos com base em suas expectativas e sentimentos sobre a atividade.
Etapa 3 - Construção de conceitos
Os alunos formarão duplas ou trios e irão pesquisar imagens no Google que possam ser usadas para a atividade.Etapa 4 - Elaboração da legenda
Professor, auxilie os estudantes na construção do conceito da legenda.Com a imagem selecionada e o conceito definido, oriente os alunos a elaborar uma legenda em Inglês para a imagem.
Apoie a correção dos erros e a construção das frases de forma significativa.
Etapa 5 - Apresentação das legendas
Os alunos apresentarão suas legendas para a turma. Avalie as legendas com base nos critérios definidos.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão final, respondendo novamente à Dinâmica dos 3 Qs e compartilhando suas opiniões sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de produzir texto escrito em língua inglesa;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Promover o aprendizado colaborativo em grupo;
- Incentivar o uso de tecnologias para a pesquisa e criação de materiais.
Critérios de avaliação
- Adequação à proposta e criatividade da legenda;
- Uso correto das estruturas gramaticais em Inglês;
- Clareza e objetividade na mensagem transmitida pela legenda.
Ações do professor
- Explicar a dinâmica da atividade e como ela se relaciona com a metodologia Cultura Maker;
- Oferecer feedback aos alunos, corrigindo eventuais erros e auxiliando na construção das legendas;
- Avaliar as legendas com base nos critérios definidos.
Ações do aluno
- Pesquisar imagens que possam ser usadas para a atividade;
- Trabalhar em grupo na definição do conceito da legenda;
- Elaborar uma legenda criativa e objetiva em Inglês.