Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Para contextualizar, é possível mostrar aos alunos exemplos de legendas em fotos de revistas, jornais, Instagram, Facebook e outros meios de comunicação.
É importante explicar a importância de uma foto-legenda, que é a forma de descrever e enriquecer uma imagem.
Na metodologia Design Sprint utilizada, os alunos irão criar um modelo de 5 etapas para escrever uma foto-legenda.
Etapa 1 - Entender
Inicie com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre foto-legenda e se já tiveram experiencias com ela. É importante contextualizar a função da foto-legenda e a sua aplicação no cotidiano.Em seguida, apresente o modelo de design sprint e explique que os alunos vão criar um modelo de 5 etapas para escrever uma foto-legenda perfeita.
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem selecionar uma imagem e criar um esboço da foto-legenda utilizando os elementos aprendidos na etapa anterior. Professor, disponibilize uma série de imagens para que os alunos possam escolher e assim, entender a relação da legenda com a imagem.Etapa 3 - Decidir
Após terminar os esboços, os alunos devem escolher as melhores ideias produzidas na etapa anterior e decidir qual será a imagem e qual a legenda escolhem para desenvolver um exemplo de foto-legenda completa.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem desenvolver uma foto-legenda completa utilizando as reflexões das etapas anteriores e o modelo do Design Sprint.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem apresentar e compartilhar suas foto-legendas produzidas com o restante da turma. Nesta etapa, será possível avaliar se a estratégia planejada foi efetiva e discutir como poderia ser melhorada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita em língua inglesa;
- Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos;
- Trabalhar a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do vocabulário em Inglês;
- Coerência e coerência na foto-legenda produzida;
- Criatividade e originalidade na ideia da foto-legenda.
Ações do professor
- Preparar material didático e exemplificar as etapas;
- Orientar e monitorar a produção dos alunos;
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em grupo e individualmente;
- Fazer pesquisas e buscar referências para a produção das foto-legendas;
- Apresentar suas produções e colaborar com o grupo na produção final.