Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua habilidade de produzir textos escritos em língua inglesa, especificamente uma foto-legenda.

Para contextualizar o tema, apresente exemplos de foto-legendas em revistas, jornais e redes sociais, destacando a importância de uma legenda que complemente a imagem e atraia a atenção do leitor.


  1. Etapa 1 - Warm-up

    Inicie com uma discussão sobre o papel que a legenda de uma foto tem na leitura que fazemos dela. Em seguida, projete algumas fotos ou imagens e peça aos alunos que criem uma legenda para elas.

  2. Etapa 2 - Check-in

    Cada aluno deve preencher o campo Check-in de seu modelo de registro de aprendizagem, registrando quais legendas em inglês iriam inserir nessas fotos, inicialmente.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos elementos de uma foto-legenda

    Apresente os elementos que compõem uma foto-legenda, como o uso de adjetivos, verbos no presente, uso de pronomes pessoais, etc.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Dê exemplos de foto-legendas e peça para que os alunos identifiquem os elementos discutidos na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de três ou quatro.

    Cada grupo escolhe uma imagem fornecida pelo professor (ou alguma imagem da própria escola, ou de sua própria autoria) para produzir uma foto-legenda, utilizando os elementos aprendidos nas etapas anteriores.


  6. Etapa 6 - Check-out

    Cada aluno deve preencher o campo Check-out de seu modelo de registro de aprendizagem, destacando o que foi aprendido durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre destacando a importância do desenvolvimento da habilidade de produção de texto em língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de texto em língua inglesa.
  • Incentivar a autonomia e desenvolvimento de habilidades de forma lúdica, interativa e conectada ao cotidiano.
  • Ampliar o vocabulário em inglês dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos elementos que compõem uma foto-legenda.
  • Clareza e coesão do texto escrito.
  • Utilização de vocabulário apropriado ao nível de ensino dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar e orientar quanto a metodologia ativa utilizada na aula.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem.
  • Produzir uma foto-legenda em grupo.
  • Participar ativamente das discussões e atividades propostas pelo professor.