Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos irão utilizar a metodologia ativa de Gamificação para criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações relacionadas ao tema “foto-legenda”. Através dessa dinâmica, eles serão incentivados a pensar criativamente sobre temas atuais e cotidianos, e a utilizar o vocabulário em Inglês de forma descontraída e natural. A ideia é que o aluno perceba que pode aprender a língua inglesa de maneira divertida e que ele possa sentir-se mais confiante na hora de se comunicar em Inglês.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a atividade mostrando algumas fotos e pedindo para os alunos descreverem o que está acontecendo em cada uma delas. Isso ajudará os estudantes a se familiarizarem com o vocabulário e o contexto em Inglês.

  2. Etapa 2 - Explicação do jogo

    Apresente a proposta do jogo que será desenvolvido pelos alunos.

    Explique as regras, divida a turma em grupos e oriente para que eles comecem a pensar nas perguntas e afirmações que farão parte do jogo.


  3. Etapa 3 - Elaborando as perguntas e afirmações

    Os grupos irão trabalhar juntos para criar perguntas e afirmações relacionadas ao tema proposto. Incentive a criatividade dos alunos e ajude na correção gramatical.

  4. Etapa 4 - Montagem do jogo

    Os alunos irão montar o jogo com as cartas de perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Jogando

    Os grupos devem jogar, aplicando as perguntas e afirmações em Inglês.

    Professor, ajude a tirar dúvidas e incentive a participação.


  6. Etapa 6 - Produção textual

    A partir das perguntas e afirmações do jogo, os alunos irão escolher uma nova foto, para criar uma foto-legenda em Inglês para ela.

  7. Etapa 7 - Socialização

    Cada grupo irá apresentar sua fotografia e a foto-legenda produzida em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa sobre temas cotidianos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio de uma atividade lúdica.
  • Incentivar a participação dos alunos na produção de perguntas e afirmações em Inglês, possibilitando a prática da língua de forma natural e descontraída.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na elaboração do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações produzidas pelos grupos.
  • Criatividade na produção da legenda para a foto escolhida.
  • Uso correto do vocabulário e da gramática em inglês.
  • Socialização dos trabalhos produzidos pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar as regras do jogo de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos na produção das perguntas e afirmações.
  • Orientar os grupos na correção da gramática e vocabulário.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Acompanhar a produção textual e ajudar na correção dos erros dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Produzir perguntas e afirmações criativas e interessantes.
  • Escolher uma foto para produzir uma legenda em Inglês.
  • Utilizar corretamente o vocabulário e a gramática em Inglês.
  • Apresentar seu trabalho de forma clara e objetiva para a turma.