Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Uma foto-legenda é uma descrição curta, geralmente de uma linha, que explica ou descreve uma foto. As foto-legendas são encontradas em jornais, revistas e em muitos outros lugares.
Esta habilidade é muito importante para a comunicação em inglês, pois permite que os alunos expressem suas ideias e associem imagens e palavras, desenvolvendo sua capacidade de comunicação escrita em Inglês.
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema e seu objetivo, explicando o que é uma foto-legenda e sua importância na comunicação em Inglês.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que irão para diferentes estações.Atribua diferentes papéis aos integrantes de cada grupo, por exemplo: um escritor (que fará os registros escritos), um repórter (que será responsável por reunir as dúvidas e pedir apoio do professor) e um editor (que fará revisão gramatical).
Cada estação realizará uma atividade diferente relacionada ao tema.
_Primeira Estação_
O objetivo da primeira estação é inspirar os alunos. O professor orientará os alunos a escreverem uma foto-legenda para uma foto de sua livre escolha. O repórter do grupo colará a foto em um papel e entregará para o escritor da equipe registrar a legenda, feita com o apoio de todo o grupo. O editor fará a revisão final da legenda. Os alunos terão 10 minutos para essa atividade.
_Segunda Estação_
Na segunda estação, os alunos aprimorarão sua compreensão de vocabulário e gramática.
Professor, entregue a cada grupo uma lista de palavras relacionadas à foto para os alunos utilizarem nas suas legendas. As palavras devem estar relacionadas aos conteúdos gramaticais já abordados na sala de aula. Os alunos devem usar pelo menos 5 palavras da lista em sua legenda. Eles terão 10 minutos para essa atividade.
_Terceira Estação_
Na terceira estação, o foco será na criatividade e expressão. O professor entregará uma foto ao grupo, porém, sem nenhuma legenda.
O grupo deverá criar um diálogo, utilizando a foto como ferramenta. Cada diálogo precisa ter pelo menos cinco falas e os alunos devem escrever a legenda juntos. Eles terão 15 minutos para essa atividade.
Etapa 3 - Apresentação
Agora é hora de apresentar as fotos com as respectivas legendas. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas legendas. O repórter, o escritor e o editor deverão participar e explicar como elaboraram a legenda. Professor, faça a avaliação no final da apresentação.Etapa 4 - Discussão
Ainda em grupos, os alunos discutirão as legendas e destacarão as diferenças entre elas. Que palavras e ideias foram utilizadas para construir as legendas? Qual legenda foi mais criativa? Qual foi a mais precisa? Essa atividade ajudará os alunos a refletirem sobre sua própria escrita e a apreciar a criatividade dos outros grupos.Etapa 5 - Recapitulação
A última etapa é uma recapitulação geral da aula. Faça uma síntese sobre o que foi aprendido e dê feedback individual para cada grupo. Além disso, os alunos farão uma autoavaliação de como foram as etapas da rotação de estações. Professor, ajude os alunos a identificar pontos fortes e áreas que precisam de mais atenção.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever foto-legenda em Inglês.
- Incentivar a criatividade na escrita e na expressão oral.
- Estimular a cooperação e o trabalho em equipe dos alunos.
Critérios de avaliação
- O quão precisa e adequada é a legenda da foto;
- O uso correto de vocabulário e gramática;
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar os alunos em cada estação de trabalho;
- Fornecer feedback individual e coletivo aos alunos;
- Facilitar a discussão após as apresentações.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe durante todas as etapas;
- Escrever uma legenda que inclua as palavras da lista de vocabulário;
- Criar um diálogo a partir da foto;
- Apresentar a foto e a legenda criada ao grupo;
- Participar da discussão final.