Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos aprenderão a escrever uma "foto-legenda" em língua inglesa.

Uma foto-legenda é uma descrição curta, geralmente de uma linha, que explica ou descreve uma foto. As foto-legendas são encontradas em jornais, revistas e em muitos outros lugares.

Esta habilidade é muito importante para a comunicação em inglês, pois permite que os alunos expressem suas ideias e associem imagens e palavras, desenvolvendo sua capacidade de comunicação escrita em Inglês.


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema e seu objetivo, explicando o que é uma foto-legenda e sua importância na comunicação em Inglês.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que irão para diferentes estações.

    Atribua diferentes papéis aos integrantes de cada grupo, por exemplo: um escritor (que fará os registros escritos), um repórter (que será responsável por reunir as dúvidas e pedir apoio do professor) e um editor (que fará revisão gramatical).

    Cada estação realizará uma atividade diferente relacionada ao tema.

    _Primeira Estação_

    O objetivo da primeira estação é inspirar os alunos. O professor orientará os alunos a escreverem uma foto-legenda para uma foto de sua livre escolha. O repórter do grupo colará a foto em um papel e entregará para o escritor da equipe registrar a legenda, feita com o apoio de todo o grupo. O editor fará a revisão final da legenda. Os alunos terão 10 minutos para essa atividade.

    _Segunda Estação_

    Na segunda estação, os alunos aprimorarão sua compreensão de vocabulário e gramática.

    Professor, entregue a cada grupo uma lista de palavras relacionadas à foto para os alunos utilizarem nas suas legendas. As palavras devem estar relacionadas aos conteúdos gramaticais já abordados na sala de aula. Os alunos devem usar pelo menos 5 palavras da lista em sua legenda. Eles terão 10 minutos para essa atividade.

    _Terceira Estação_

    Na terceira estação, o foco será na criatividade e expressão. O professor entregará uma foto ao grupo, porém, sem nenhuma legenda.

    O grupo deverá criar um diálogo, utilizando a foto como ferramenta. Cada diálogo precisa ter pelo menos cinco falas e os alunos devem escrever a legenda juntos. Eles terão 15 minutos para essa atividade.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Agora é hora de apresentar as fotos com as respectivas legendas. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas legendas. O repórter, o escritor e o editor deverão participar e explicar como elaboraram a legenda. Professor, faça a avaliação no final da apresentação.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Ainda em grupos, os alunos discutirão as legendas e destacarão as diferenças entre elas. Que palavras e ideias foram utilizadas para construir as legendas? Qual legenda foi mais criativa? Qual foi a mais precisa? Essa atividade ajudará os alunos a refletirem sobre sua própria escrita e a apreciar a criatividade dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Recapitulação

    A última etapa é uma recapitulação geral da aula. Faça uma síntese sobre o que foi aprendido e dê feedback individual para cada grupo. Além disso, os alunos farão uma autoavaliação de como foram as etapas da rotação de estações. Professor, ajude os alunos a identificar pontos fortes e áreas que precisam de mais atenção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever foto-legenda em Inglês.
  • Incentivar a criatividade na escrita e na expressão oral.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe dos alunos.

Critérios de avaliação

  • O quão precisa e adequada é a legenda da foto;
  • O uso correto de vocabulário e gramática;
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos em cada estação de trabalho;
  • Fornecer feedback individual e coletivo aos alunos;
  • Facilitar a discussão após as apresentações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe durante todas as etapas;
  • Escrever uma legenda que inclua as palavras da lista de vocabulário;
  • Criar um diálogo a partir da foto;
  • Apresentar a foto e a legenda criada ao grupo;
  • Participar da discussão final.