Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Essa habilidade é importante para desenvolver a comunicação escrita em inglês em situações cotidianas, como postagens em redes sociais, legendas de fotos e outros meios de comunicação.
Para tornar o tema mais interessante, proponha aos alunos que escolham previamente fotos de seu interesse para a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o tema da aula. Em seguida, os alunos selecionarão uma foto de sua preferência para escrever uma legenda em Inglês.Professo, explique o que é uma foto-legenda e dê exemplos.
Etapa 2 - Atividade de pesquisa
Professor, forneça alguns links e sugestões de sites para pesquisa. Os alunos terão que pesquisar na internet algumas dicas para escrever uma legenda em inglês.Em seguida, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
Etapa 3 - Elaboração da foto-legenda
Na sala de aula, os alunos começarão a escrever sua legenda em Inglês utilizando as dicas pesquisadas na etapa anterior. Professor, forneça ajuda e sugestões para os alunos durante a elaboração da legenda.Etapa 4 - Revisão e correção
Os alunos deverão trocar as legendas criadas entre sí para revisão e correção.Cada aluno deve escolher uma legenda criada por um colega e realizar a revisão e correção utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Em seguida, o aluno corretor deve devolver a legenda corrigida para o colega.
Etapa 5 - Apresentação das legendas
Os alunos apresentarão suas legendas em inglês para a turma. O professor incentivará a participação de todos, fazendo perguntas sobre a legenda criada. Os alunos também deverão apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs utilizado para avaliar a atividade.Etapa 6 - Conclusão
O professor fará uma reflexão com os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos também poderão dar feedback sobre a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa.
- Estimular a criatividade dos alunos na escrita de legendas em Inglês.
- Aprender sobre a dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Uso adequado do vocabulário em Inglês.
- Correção gramatical na escrita da legenda.
- Adequação do conteúdo da legenda à foto escolhida.
Ações do professor
- Conduzir a aula utilizando metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Fornecer ajuda e orientação aos alunos durante a elaboração das legendas.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos na produção das legendas.
Ações do aluno
- Escolher uma foto de sua preferência para escrever a legenda.
- Pesquisar dicas para escrever legendas em Inglês na internet.
- Elaborar uma legenda em inglês utilizando as dicas pesquisadas.