Aula sobre Escrevendo Uma Foto Legenda

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos aprenderão a escrever uma foto-legenda em língua inglesa utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Essa habilidade é importante para desenvolver a comunicação escrita em inglês em situações cotidianas, como postagens em redes sociais, legendas de fotos e outros meios de comunicação.

Para tornar o tema mais interessante, proponha aos alunos que escolham previamente fotos de seu interesse para a atividade.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema da aula. Em seguida, os alunos selecionarão uma foto de sua preferência para escrever uma legenda em Inglês.

    Professo, explique o que é uma foto-legenda e dê exemplos.


  2. Etapa 2 - Atividade de pesquisa

    Professor, forneça alguns links e sugestões de sites para pesquisa. Os alunos terão que pesquisar na internet algumas dicas para escrever uma legenda em inglês.

    Em seguida, os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal.


  3. Etapa 3 - Elaboração da foto-legenda

    Na sala de aula, os alunos começarão a escrever sua legenda em Inglês utilizando as dicas pesquisadas na etapa anterior. Professor, forneça ajuda e sugestões para os alunos durante a elaboração da legenda.

  4. Etapa 4 - Revisão e correção

    Os alunos deverão trocar as legendas criadas entre sí para revisão e correção.

    Cada aluno deve escolher uma legenda criada por um colega e realizar a revisão e correção utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

    Em seguida, o aluno corretor deve devolver a legenda corrigida para o colega.


  5. Etapa 5 - Apresentação das legendas

    Os alunos apresentarão suas legendas em inglês para a turma. O professor incentivará a participação de todos, fazendo perguntas sobre a legenda criada. Os alunos também deverão apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs utilizado para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor fará uma reflexão com os alunos sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos também poderão dar feedback sobre a atividade utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa.
  • Estimular a criatividade dos alunos na escrita de legendas em Inglês.
  • Aprender sobre a dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Uso adequado do vocabulário em Inglês.
  • Correção gramatical na escrita da legenda.
  • Adequação do conteúdo da legenda à foto escolhida.

Ações do professor

  • Conduzir a aula utilizando metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Fornecer ajuda e orientação aos alunos durante a elaboração das legendas.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos na produção das legendas.

Ações do aluno

  • Escolher uma foto de sua preferência para escrever a legenda.
  • Pesquisar dicas para escrever legendas em Inglês na internet.
  • Elaborar uma legenda em inglês utilizando as dicas pesquisadas.