Aula sobre Escrevendo Uma Legenda

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Escrever uma legenda é uma tarefa importante na comunicação visual, principalmente com o boom das redes sociais e plataformas digitais. As legendas podem ser um complemento para a imagem, transmitindo ideias, sentimentos e até mesmo narrativas.

A metodologia Cultura Maker traz uma abordagem criativa e prática para o aprendizado, em que os alunos são instigados a criar, produzir e inventar.

Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um fanzine, onde cada parte irá compor uma parte da legenda. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Escrevendo uma legenda" aos alunos e dê exemplos de alguns tipos de legendas, tais como as utilizadas em redes sociais, em imagens de revistas, jornais, livros, filmes, entre outros. Trabalhe o vocabulário utilizado nas legendas e explore suas características e funções comunicativas.

  2. Etapa 2 - Exploração dos temas

    Proponha que os alunos escolham temas para suas legendas, relacionados às suas rotinas, família, amigos ou qualquer assunto que seja de seu interesse. Auxilie os alunos na elaboração das ideias e encoraje-os a pensar fora da caixa.

  3. Etapa 3 - Criação dos personagens

    Os alunos irão criar personagens para suas legendas, utilizando a técnica do desenho livre. Oriente-os na criação dos personagens, incentivando a criatividade e a originalidade. O objetivo é desenvolver habilidades em ilustração e expressão.

  4. Etapa 4 - Escrita das histórias

    Agora, os alunos irão escrever as legendas dos personagens que criaram, utilizando o vocabulário em Inglês e as técnicas exploradas nas etapas anteriores.

    Acompanhe o processo de criação e ajude os alunos a organizarem suas ideias e colocá-las no papel.


  5. Etapa 5 - Ilustração das histórias

    Os alunos irão ilustrar as legendas utilizando a técnica que preferirem. Podem usar lápis de cor, canetas hidrográficas, tinta, colagem, entre outros.

  6. Etapa 6 - Finalização do fanzine

    Os alunos irão compilar as suas legendas em um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.

    Professor, oriente-os na montagem, dobradura e finalização do fanzine.


  7. Etapa 7 - Apresentação dos fanzines

    Os alunos irão apresentar seus fanzines com desenhos legendados em Inglês.

    Professor, avalie os fanzines e encoraje a discussão e a análise crítica das legendas criadas pelos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita em língua inglesa
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos
  • Incentivar a comunicação e a expressão oral em Inglês
  • Aplicar a metodologia Cultura Maker para o aprendizado ativo e criativo

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do vocabulário em Inglês
  • Criatividade e originalidade na elaboração das histórias e personagens
  • Clareza e coesão nas legendas e textos
  • Coerência entre a história e as ilustrações
  • Organização e finalização dos fanzines

Ações do professor

  • Orientar os alunos no processo criativo
  • Auxiliar os alunos na elaboração de ideias, vocabulário, organização e finalização dos fanzines
  • Avaliar e encorajar a reflexão crítica sobre as histórias criadas pelos alunos
  • Criar um ambiente acolhedor e motivador para o aprendizado
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos

Ações do aluno

  • Escolher temas e criar personagens para suas histórias
  • Escrever as histórias em inglês, utilizando o vocabulário explorado nas etapas anteriores
  • Ilustrar as histórias utilizando a técnica que preferirem
  • Montar e finalizar a fanzine
  • Apresentar e debater as histórias criadas pelos colegas.