Aula sobre Escrevendo Uma Legenda
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, os alunos criarão suas próprias legendas para uma imagem, utilizando a metodologia de Design Sprint. Eles aprenderão a estruturar uma legenda, a utilizar a linguagem e a transmitir sua mensagem de forma clara e envolvente. Essa atividade estimulará a criatividade e a habilidade de comunicação escrita dos alunos em Inglês.
Etapa 1 - Entender
Inicie explicando o que é uma legenda e a importância de se ter uma boa legenda. Dê exemplos de fotos encontrados em jornais, revistas ou redes sociais.Em seguida, os alunos trabalharão em pequenos grupos para discutir o que eles acham que faz uma boa legenda. Peça que cada grupo compartilhe uma lista de ideias com a turma.
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem escolher uma imagem e começar a esboçar ideias para suas legendas.Professor, forneça uma lista de imagens para escolha ou permita que cada aluno escolha uma imagem que eles considerem interessante ou divertida.
Em seguida, os alunos trabalharão individualmente para criar pelo menos três esboços diferentes de legendas para a imagem.
Etapa 3 - Decidir
Cada aluno deve apresentar seus esboços de legenda para a turma e pedir feedback dos colegas. Em seguida, eles devem escolher sua legenda favorita e justificar por que escolheram essa específica. Incentive os alunos a considerar a clareza da mensagem, a originalidade e a criatividade.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão trabalhar em seus rascunhos de legenda em Inglês, refinando-os e adicionando detalhes. O professor pode fornecer modelos de estrutura de legenda para guiar os alunos. Em seguida, eles criarão uma versão final de sua legenda em Inglês.Etapa 5 - Testar
Incentive a discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para estruturar sua legenda em Inglês e sobre como a escolha das palavras utilizadas pode afetar a mensagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a criatividade dos alunos ao escrever uma legenda em Inglês.
- Estimular a habilidade dos alunos de comunicação escrita em inglês.
- Aprender a trabalhar em equipe e compartilhar ideias para aprimorar a qualidade do trabalho.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade na escolha da legenda.
- Clareza da mensagem transmitida pela legenda.
- Coerência da estrutura e gramática em Inglês da legenda.
- Capacidade de trabalhar em equipe e feedback para os colegas.
- Participação ativa em todas as etapas do Design Sprint.
Ações do professor
- Guiar a discussão inicial sobre o que faz uma boa legenda.
- Dar orientação quanto à estrutura da legenda e gramática.
- Fornecer feedback aos alunos durante o processo de criação.
- Estimular a colaboração entre os alunos.
- Incentivar e valorizar a criatividade e originalidade dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para discutir ideias.
- Criar vários esboços de legendas para uma imagem.
- Escolher a melhor opção e justificar sua escolha.
- Desenvolver um rascunho de legenda refinado e detalhado.
- Apresentar a legenda final em Inglês e fornecer feedback aos colegas.