Aula sobre Escrevendo Uma Legenda

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Escrever uma legenda é uma habilidade importante para os alunos expressarem uma ideia ou sentimento em poucas palavras. É também uma competência que pode ser utilizada em diversas situações do cotidiano, como escrever uma legenda em uma foto do Instagram, em um cartaz, em um post em um blog ou em um projeto escolar.

Nesta atividade, os alunos vão aprender a escrever uma legenda em Inglês, aprimorando sua escrita e vocabulário.

A metodologia ativa Ensino Híbrido será aplicada para que os alunos possam aprender de maneira mais participativa e divertida.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma legenda e em quais situações ela é utilizada. Em seguida, cada aluno deve fazer uma pequena pesquisa sobre o tema em seus celulares ou outros dispositivos e compartilhar o que descobriu com o restante da turma.

  2. Etapa 2 - Apresentação de exemplos

    Dê exemplos de legendas em Inglês. Pode ser uma foto, um trecho de filme ou um texto.

    É importante que os exemplos sejam adequados à faixa etária dos alunos e que contenham vocabulário com palavras cognatas, que eles estejam familiarizados.

    Após a apresentação, os alunos devem discutir em grupos o que entenderam e quais palavras ou expressões foram novas para eles.


  3. Etapa 3 - Criação de um modelo de registro de aprendizagem

    Introduza o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

    O objetivo é que os alunos possam registrar o que já sabem sobre o tema no Check-in e, após a aula, no Check-out, possam escrever o que aprenderam e quais dúvidas ainda têm.

    O modelo pode ser um fichário manual ou um arquivo digital disponibilizado aos alunos.


  4. Etapa 4 - Atividade prática em grupo

    Divida a turma em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve escolher uma foto que eles tenham em seus celulares e escrever uma legenda em Inglês para ela.

    Professor, esteja disponível para ajudar os alunos e tirar dúvidas de vocabulário.

    Após a atividade, os alunos devem compartilhar as legendas produzidas com o restante da turma.


  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem completar o campo de Check-out no modelo de registro de aprendizagem criado no início da atividade. Eles devem registrar o que aprenderam sobre o tema e quais dúvidas ainda têm. Professor, colete os registros para avaliar o aprendizado da turma.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha que os alunos escrevam uma legenda em Inglês para uma foto escolhida por ele ou por eles mesmos e tragam para o próximo dia de atividade para compartilhar com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever uma legenda em Inglês.
  • Expandir o vocabulário em língua inglesa dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Incentivar a pesquisa e o uso de recursos digitais.
  • Fomentar a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Clareza e correção gramatical da legenda produzida.
  • Utilização adequada do vocabulário em Inglês.
  • Apropriado registro no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.
  • Conhecimento demonstrado sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos adequados de legendas em Inglês.
  • Dividir a turma em grupos e estar disponível para esclarecer dúvidas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Coletar os registros de aprendizagem dos alunos para avaliação.
  • Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as atividades propostas.
  • Completar o campo de Check-out no registro de aprendizagem.
  • Pesquisar sobre o tema proposto em seus dispositivos móveis.
  • Trabalhar em grupo para produzir uma legenda em Inglês.
  • Demonstrar conhecimento sobre o tema abordado e sobre o vocabulário utilizado.