Aula sobre Escrevendo Uma Legenda
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, os alunos vão aprender a escrever uma legenda em Inglês, aprimorando sua escrita e vocabulário.
A metodologia ativa Ensino Híbrido será aplicada para que os alunos possam aprender de maneira mais participativa e divertida.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma legenda e em quais situações ela é utilizada. Em seguida, cada aluno deve fazer uma pequena pesquisa sobre o tema em seus celulares ou outros dispositivos e compartilhar o que descobriu com o restante da turma.Etapa 2 - Apresentação de exemplos
Dê exemplos de legendas em Inglês. Pode ser uma foto, um trecho de filme ou um texto.É importante que os exemplos sejam adequados à faixa etária dos alunos e que contenham vocabulário com palavras cognatas, que eles estejam familiarizados.
Após a apresentação, os alunos devem discutir em grupos o que entenderam e quais palavras ou expressões foram novas para eles.
Etapa 3 - Criação de um modelo de registro de aprendizagem
Introduza o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.O objetivo é que os alunos possam registrar o que já sabem sobre o tema no Check-in e, após a aula, no Check-out, possam escrever o que aprenderam e quais dúvidas ainda têm.
O modelo pode ser um fichário manual ou um arquivo digital disponibilizado aos alunos.
Etapa 4 - Atividade prática em grupo
Divida a turma em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve escolher uma foto que eles tenham em seus celulares e escrever uma legenda em Inglês para ela.Professor, esteja disponível para ajudar os alunos e tirar dúvidas de vocabulário.
Após a atividade, os alunos devem compartilhar as legendas produzidas com o restante da turma.
Etapa 5 - Check-out
Os alunos devem completar o campo de Check-out no modelo de registro de aprendizagem criado no início da atividade. Eles devem registrar o que aprenderam sobre o tema e quais dúvidas ainda têm. Professor, colete os registros para avaliar o aprendizado da turma.Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)
Proponha que os alunos escrevam uma legenda em Inglês para uma foto escolhida por ele ou por eles mesmos e tragam para o próximo dia de atividade para compartilhar com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever uma legenda em Inglês.
- Expandir o vocabulário em língua inglesa dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Incentivar a pesquisa e o uso de recursos digitais.
- Fomentar a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Clareza e correção gramatical da legenda produzida.
- Utilização adequada do vocabulário em Inglês.
- Apropriado registro no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.
- Conhecimento demonstrado sobre o tema abordado.
Ações do professor
- Apresentar exemplos adequados de legendas em Inglês.
- Dividir a turma em grupos e estar disponível para esclarecer dúvidas.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Coletar os registros de aprendizagem dos alunos para avaliação.
- Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as atividades propostas.
- Completar o campo de Check-out no registro de aprendizagem.
- Pesquisar sobre o tema proposto em seus dispositivos móveis.
- Trabalhar em grupo para produzir uma legenda em Inglês.
- Demonstrar conhecimento sobre o tema abordado e sobre o vocabulário utilizado.