Aula sobre Escrevendo Uma Legenda
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma legenda para uma imagem em Inglês. Por meio da gamificação e da criação de um mapa de registro, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua habilidade em produzir textos escritos em língua inglesa de forma criativa e lúdica. A gamificação é uma metodologia ativa que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais engajador e divertido. Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e em suas experiências cotidianas por meio deste desafio.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a proposta da aula e explique como a gamificação será utilizada. Os alunos serão desafiados a criar uma legenda para uma imagem em Inglês, utilizando o mapa de registro como guia.Etapa 2 - Apresentação do mapa de registro
Introduza o modelo de mapa de registro para os alunos, explicando cada campo e sua função. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas neste momento.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem criar seu próprio mapa de registro, preenchendo cada campo com informações sobre o jogo que criarão. Circule pela sala para ajudar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Criação da legenda
Os alunos devem escolher uma imagem e criar uma legenda em inglês usando o mapa de registro como guia. Oriente-os quanto aos critérios de avaliação e às intencionalidades pedagógicas desta atividade.Etapa 5 - Apresentação das legendas
Os alunos devem apresentar suas legendas e explique o mapa de registro aos colegas. Estimule a participação e a criatividade dos alunos neste momento.Etapa 6 - Feedback
Forneça um feedback individualizado e coletivo aos alunos, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria das atividades.Etapa 7 - Encerramento
Encerre reforçando as aprendizagens e os desafios propostos pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa de forma criativa.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos por meio de gamificação.
- Aplicar a metodologia ativa de gamificação para tornar o aprendizado mais engajador e lúdico.
Critérios de avaliação
- Adequação ao tema proposto.
- Criatividade e originalidade.
- Uso correto da língua inglesa.
- Utilização efetiva do mapa de registro.
- Coerência com o objetivo do jogo proposto.
Ações do professor
- Apresentar a proposta da aula e explicar a gamificação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
- Fornecer um feedback individualizado e coletivo aos alunos.
- Reforçar as aprendizagens e os desafios propostos pelos alunos.
Ações do aluno
- Criar o próprio mapa de registro.
- Escolher uma imagem para criar a legenda.
- Criar a legenda utilizando o mapa de registro.
- Apresentar a legenda e explicar o mapa de registro aos colegas.
- Receber feedback individualizado e coletivo do professor.