Aula sobre Escrevendo Uma Legenda

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma legenda para uma imagem em Inglês. Por meio da gamificação e da criação de um mapa de registro, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua habilidade em produzir textos escritos em língua inglesa de forma criativa e lúdica. A gamificação é uma metodologia ativa que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais engajador e divertido. Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e em suas experiências cotidianas por meio deste desafio.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a proposta da aula e explique como a gamificação será utilizada. Os alunos serão desafiados a criar uma legenda para uma imagem em Inglês, utilizando o mapa de registro como guia.

  2. Etapa 2 - Apresentação do mapa de registro

    Introduza o modelo de mapa de registro para os alunos, explicando cada campo e sua função. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas neste momento.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar seu próprio mapa de registro, preenchendo cada campo com informações sobre o jogo que criarão. Circule pela sala para ajudar os alunos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação da legenda

    Os alunos devem escolher uma imagem e criar uma legenda em inglês usando o mapa de registro como guia. Oriente-os quanto aos critérios de avaliação e às intencionalidades pedagógicas desta atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação das legendas

    Os alunos devem apresentar suas legendas e explique o mapa de registro aos colegas. Estimule a participação e a criatividade dos alunos neste momento.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça um feedback individualizado e coletivo aos alunos, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria das atividades.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando as aprendizagens e os desafios propostos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa de forma criativa.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos por meio de gamificação.
  • Aplicar a metodologia ativa de gamificação para tornar o aprendizado mais engajador e lúdico.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao tema proposto.
  • Criatividade e originalidade.
  • Uso correto da língua inglesa.
  • Utilização efetiva do mapa de registro.
  • Coerência com o objetivo do jogo proposto.

Ações do professor

  • Apresentar a proposta da aula e explicar a gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Fornecer um feedback individualizado e coletivo aos alunos.
  • Reforçar as aprendizagens e os desafios propostos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o próprio mapa de registro.
  • Escolher uma imagem para criar a legenda.
  • Criar a legenda utilizando o mapa de registro.
  • Apresentar a legenda e explicar o mapa de registro aos colegas.
  • Receber feedback individualizado e coletivo do professor.