Aula sobre Escrevendo Uma Legenda

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a escrever uma legenda em Inglês, desenvolvendo a habilidade de produzir textos escritos. Essa habilidade é fundamental para a comunicação em inglês, pois é comum precisarmos adicionar uma descrição curta e precisa para uma imagem, seja em redes sociais ou em trabalhos escolares.

Utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, que permitirá aos alunos trabalharem em grupos distintos e realizar atividades variadas relacionadas ao tema, de forma divertida e desafiadora.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os objetivos da aula e do tema "Escrevendo uma legenda" em inglês. Dê exemplos de fotografias ou imagens com legendas em Inglês para ilustrar o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1

    Os alunos produzirão uma lista de vocabulário relacionado ao tema. Forneça algumas palavras em Inglês para os alunos conectarem com o objetivo da atividade, como "imagem", "Fotografia", "Descrição" e "Palavra-chave".

    Cada grupo recebe uma folha de papel e deve escrever as palavras do vocabulário em Inglês e discutir seu significado e aplicação.

    Estação 2

    Nesta estação, os alunos interpretarão as frases ou sentenças que acompanham imagens fornecidas pelo professor. O objetivo é aprender a interpretar textos curtos e descritivos.

    Professor, forneça imagens relacionadas ao cotidiano dos estudantes para que possam se identificar com o tema.

    Estação 3

    Nesta estação, os alunos trabalharão em uma atividade de legenda de imagens. Forneça imagens variadas para os alunos e pedir para que eles adicionem uma legenda curta e descritiva em Inglês. Eles devem trabalhar juntos para criarem suas legendas e depois compartilhar com a turma.


  3. Etapa 3 - Compartilhamento

    Na última etapa, reúna todos os alunos e peça que compartilhem o que aprenderam em cada estação. Os alunos devem apresentar as palavras que aprenderam do vocabulário, as sentenças que entenderam e as legendas engraçadas ou interessantes que desenvolveram.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Estimule um momento de reflexão para que os alunos possam expressar sua opinião sobre a aula e o aprendizado. Pergunte: "O que você aprendeu sobre escrever uma legenda em Inglês?" ou "Qual foi a atividade mais divertida para você?".

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Finalize a aula agradecendo aos alunos pela participação e incentivando-os a praticar a escrita de legendas em Inglês em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produzir textos escritos em Inglês de forma descritiva e criativa.
  • Estimular a interação em grupo, a comunicação e a colaboração entre os alunos.
  • Promover o aprendizado de vocabulário em inglês relacionado ao tema.
  • Desenvolver a capacidade de criar frases e sentenças descritivas em Inglês.
  • Incentivar a reflexão sobre o aprendizado e as habilidades desenvolvidas.

Critérios de avaliação

  • Coerência da legenda com a imagem apresentada.
  • Utilização adequada do vocabulário em Inglês.
  • Clareza e concisão da legenda.
  • Criatividade na elaboração da legenda.
  • Participação e colaboração durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e interação dos alunos durante todas as etapas.
  • Circular entre os grupos para orientar e auxiliar nas atividades.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado ao final da atividade.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as atividades propostas.
  • Colaborar com os membros do grupo para desenvolverem as atividades.
  • Utilizar corretamente o vocabulário em Inglês aprendido durante a atividade.
  • Criar frases e legendas descritivas e criativas em Inglês.
  • Refletir sobre o aprendizado ao final da atividade.