Aula sobre Escrevendo Uma Legenda
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, que permitirá aos alunos trabalharem em grupos distintos e realizar atividades variadas relacionadas ao tema, de forma divertida e desafiadora.
Etapa 1 - Introdução
Apresente os objetivos da aula e do tema "Escrevendo uma legenda" em inglês. Dê exemplos de fotografias ou imagens com legendas em Inglês para ilustrar o objetivo da atividade.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1
Os alunos produzirão uma lista de vocabulário relacionado ao tema. Forneça algumas palavras em Inglês para os alunos conectarem com o objetivo da atividade, como "imagem", "Fotografia", "Descrição" e "Palavra-chave".
Cada grupo recebe uma folha de papel e deve escrever as palavras do vocabulário em Inglês e discutir seu significado e aplicação.
Estação 2
Nesta estação, os alunos interpretarão as frases ou sentenças que acompanham imagens fornecidas pelo professor. O objetivo é aprender a interpretar textos curtos e descritivos.
Professor, forneça imagens relacionadas ao cotidiano dos estudantes para que possam se identificar com o tema.
Estação 3
Nesta estação, os alunos trabalharão em uma atividade de legenda de imagens. Forneça imagens variadas para os alunos e pedir para que eles adicionem uma legenda curta e descritiva em Inglês. Eles devem trabalhar juntos para criarem suas legendas e depois compartilhar com a turma.
Etapa 3 - Compartilhamento
Na última etapa, reúna todos os alunos e peça que compartilhem o que aprenderam em cada estação. Os alunos devem apresentar as palavras que aprenderam do vocabulário, as sentenças que entenderam e as legendas engraçadas ou interessantes que desenvolveram.Etapa 4 - Reflexão
Estimule um momento de reflexão para que os alunos possam expressar sua opinião sobre a aula e o aprendizado. Pergunte: "O que você aprendeu sobre escrever uma legenda em Inglês?" ou "Qual foi a atividade mais divertida para você?".Etapa 5 - Encerramento
Finalize a aula agradecendo aos alunos pela participação e incentivando-os a praticar a escrita de legendas em Inglês em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de produzir textos escritos em Inglês de forma descritiva e criativa.
- Estimular a interação em grupo, a comunicação e a colaboração entre os alunos.
- Promover o aprendizado de vocabulário em inglês relacionado ao tema.
- Desenvolver a capacidade de criar frases e sentenças descritivas em Inglês.
- Incentivar a reflexão sobre o aprendizado e as habilidades desenvolvidas.
Critérios de avaliação
- Coerência da legenda com a imagem apresentada.
- Utilização adequada do vocabulário em Inglês.
- Clareza e concisão da legenda.
- Criatividade na elaboração da legenda.
- Participação e colaboração durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação e interação dos alunos durante todas as etapas.
- Circular entre os grupos para orientar e auxiliar nas atividades.
- Estimular a reflexão sobre o aprendizado ao final da atividade.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as atividades propostas.
- Colaborar com os membros do grupo para desenvolverem as atividades.
- Utilizar corretamente o vocabulário em Inglês aprendido durante a atividade.
- Criar frases e legendas descritivas e criativas em Inglês.
- Refletir sobre o aprendizado ao final da atividade.