Aula sobre Escrevendo Uma Legenda

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, trabalharemos a habilidade de escrever uma legenda em língua inglesa.

A legenda é uma ferramenta de comunicação visual utilizada para complementar imagens, fotografias. As legendas são utilizadas em diversas situações cotidianas, como em aplicativos de redes sociais, em programas de televisão, em folhetos publicitários, entre outros.

Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando alguns exemplos de legendas em imagens e fotos em língua inglesa.

    O objetivo é incentivar os alunos a pensar em situações cotidianas que envolvam legendas.

    Explique também a importância da legenda como uma ferramenta de comunicação visual.


  2. Etapa 2 - Preparação

    Peça aos alunos que pesquisem imagens em língua inglesa na internet que possam ser utilizadas para criar legendas. Os alunos também podem pesquisar palavras e expressões úteis para escrever legendas em língua inglesa.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos a criarum modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Os alunos devem utilizar esse modelo para avaliar a atividade de escrita de legendas que será realizada na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Os alunos devem escolher uma imagem em língua inglesa que tenha uma mensagem ou tema específico e criar uma legenda para ela. Incentive os alunos a trocarem ideias e sugestões.

  5. Etapa 5 - Apresentação das legendas

    Ao final da atividade, os alunos devem apresentar as legendas criadas para a turma.

    Incentive a troca de feedbacks e o preenchimento do modelo da Dinâmica dos 3 Qs criado anteriormente.


  6. Etapa 6 - Reflexão

    Peça aos alunos que reflitam sobre como a atividade os ajudou a desenvolver a habilidade de escrever em língua inglesa. Os alunos também podem compartilhar ideias sobre como podem aplicar a habilidade de escrever legendas em outras situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos em língua inglesa
  • Promover a criatividade e a imaginação dos alunos
  • Incentivar o trabalho em grupo e a troca de feedbacks entre os alunos
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta de avaliação do desempenho individual e em grupo
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância de escrever em língua inglesa em situações cotidianas

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das palavras e expressões em língua inglesa
  • Criatividade e originalidade na criação das legendas
  • Coerência entre a imagem escolhida e a legenda criada
  • Participação em grupo e na troca de feedbacks utilizando a Dinâmica dos 3 Qs
  • Reflexão crítica e construtiva sobre a importância de escrever em língua inglesa em situações cotidianas

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos alunos na atividade
  • Orientar os alunos na utilização correta das palavras e expressões em língua inglesa
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de feedbacks utilizando a Dinâmica dos 3 Qs
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos durante a atividade
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a importância de escrever em língua inglesa em situações cotidianas

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade
  • Realizar pesquisa prévia de palavras e expressões em língua inglesa
  • Trabalhar em grupo para trocar ideias e sugestões
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação do desempenho individual e em grupo
  • Refletir sobre a importância de escrever em língua inglesa em situações cotidianas.