Aula sobre Escrita Pictografica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A escrita pictográfica é uma forma de registro que utiliza imagens para representar ideias e conceitos. Ela foi utilizada por diversas sociedades antigas, como os egípcios, maias e chineses, e é uma importante fonte de informação sobre a cultura e a história desses povos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escrita pictográfica e como ela foi utilizada em diferentes sociedades antigas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a escrita pictográfica. Em seguida, mostre exemplos de como ela foi utilizada em diferentes sociedades antigas, como os hieróglifos egípcios e os glifos maias.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos irão se reunir em grupos e receberão um problema relacionado ao tema da aula, como "Como a escrita pictográfica foi utilizada pelos egípcios para registrar informações sobre sua religião?". Eles deverão discutir em grupo e anotar as principais ideias e conceitos relacionados ao problema.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos irão gerar alternativas para resolver o problema proposto, utilizando a escrita pictográfica como forma de registro. Eles deverão criar imagens que representem as ideias e conceitos discutidos na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas soluções para o problema proposto, explicando como utilizaram a escrita pictográfica para registrar as informações. Conduza uma discussão em sala de aula sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo contendo as informações discutidas nas etapas anteriores. Eles deverão utilizar a escrita pictográfica para registrar as ideias e conceitos relacionados ao tema da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando como utilizaram a escrita pictográfica para registrar as informações. Incentive os alunos a participarem de uma discussão em sala de aula sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam na aula e como a escrita pictográfica foi utilizada em diferentes sociedades antigas. Finalize a aula com uma discussão sobre as principais ideias e conceitos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos para os problemas propostos.
  • Criatividade e originalidade na criação do diário de bordo.
  • Clareza e organização na apresentação dos diários de bordo.
  • Reflexão crítica sobre o tema da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Conduzir as discussões em grupo e em sala de aula.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Utilizar a escrita pictográfica para registrar as informações discutidas.
  • Criar soluções criativas e originais para os problemas propostos.
  • Refletir criticamente sobre o tema da aula.