Aula sobre Escrita Pictografica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A escrita pictográfica é uma forma de registro utilizada por diversas sociedades antigas, como os egípcios, maias e chineses. Ela consiste em desenhos que representam objetos, animais e ideias, e foi uma das primeiras formas de comunicação escrita. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escrita pictográfica e como ela era utilizada em diferentes sociedades antigas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas em um projeto sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a escrita pictográfica, mostrando exemplos de como ela era utilizada em diferentes sociedades antigas. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a escrita pictográfica em diferentes sociedades antigas, como os egípcios, maias e chineses. Eles deverão buscar informações sobre como a escrita era utilizada, quais eram os símbolos mais comuns e como ela evoluiu ao longo do tempo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas em um projeto sobre o tema. O template deverá conter critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando os critérios de avaliação e como eles serão utilizados no projeto.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do projeto

    Os alunos irão trabalhar em seus projetos sobre a escrita pictográfica, utilizando as informações pesquisadas e os critérios de avaliação definidos nos templates. Eles deverão criar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma, que irá avaliar o desempenho dos colegas utilizando os templates criados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e os projetos desenvolvidos pelos alunos, incentivando-os a compartilhar suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de um projeto sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a escrita pictográfica.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa sobre o tema.
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e dar feedback aos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e os projetos desenvolvidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a escrita pictográfica em diferentes sociedades antigas.
  • Criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas em um projeto sobre o tema.
  • Desenvolver um projeto sobre a escrita pictográfica, utilizando as informações pesquisadas e os critérios de avaliação definidos nos templates.
  • Apresentar o projeto para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando os templates criados.