Aula sobre Escrita Pictografica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A escrita pictográfica é uma forma de registro utilizada por diversas sociedades antigas, como os egípcios, maias e astecas. Ela consiste em desenhos que representam objetos, animais, pessoas e ideias. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escrita pictográfica e como ela era utilizada em diferentes sociedades antigas. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a escrita pictográfica. Serão mostrados exemplos de escrita pictográfica de diferentes sociedades antigas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a importância da escrita pictográfica para as sociedades antigas. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre a escrita pictográfica em diferentes sociedades antigas. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação de escrita pictográfica

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar uma escrita pictográfica que represente uma ideia ou objeto. Eles devem sistematizar informações como: “Que mensagem a escrita quer registrar?”, “Qual a relação da escrita com o contexto vivido pelos sujeitos que a inventaram?”, etc. As escritas podem se inspirar nas pesquisas realizadas nas etapas anteriores, ou ser criadas livremente. Eles irão produzir um cartaz sobre as escritas e informações, podendo utilizar lápis de cor, canetas e outros materiais.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre a escrita pictográfica criadas e suas informações e relacionar com as escritas pictográficas das sociedades antigas. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão discutir sobre as semelhanças e diferenças entre as escritas pictográficas das diferentes sociedades antigas. Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da escrita pictográfica para as sociedades antigas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e apresentar trabalhos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos trabalhos em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a escrita pictográfica.
  • Dividir os alunos em grupos para discussão e pesquisa.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da escrita pictográfica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar os trabalhos em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.