Aula sobre Escrita Pictografica
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A escrita pictográfica é uma forma de registro utilizada por diversas sociedades antigas, como os egípcios, maias e astecas. Ela consiste em desenhos que representam objetos, animais e ideias, e foi uma das primeiras formas de comunicação escrita. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a escrita pictográfica e como ela era utilizada em diferentes sociedades antigas. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, no qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é a escrita pictográfica. Em seguida, mostre exemplos de escrita pictográfica utilizada por diferentes sociedades antigas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo irá escolher um exemplo de escrita pictográfica de uma sociedade antiga para estudar, como os hieróglifos egípcios, os petróglifos das Américas e os símbolos africano.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo irá identificar um problema relacionado à escrita pictográfica da sociedade escolhida. Por exemplo, como a escrita pictográfica era utilizada para registrar informações sobre a agricultura ou a religião. Circule pela sala para orientar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos irão realizar pesquisas sobre a sociedade escolhida e a escrita pictográfica utilizada por ela. Eles podem pesquisar em livros e na internet, e utilizar outros recursos disponíveis. Circule pela sala para orientar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos irão analisar o contexto em que a escrita pictográfica era utilizada pela sociedade escolhida. Eles irão discutir o que causava o problema identificado na etapa 3 e se era possível evitar ou solucionar esse problema. Circule pela sala para orientar os alunos e tirar dúvidas.Etapa 6 - Comparação
Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais sobre a sociedade escolhida. Eles irão discutir as semelhanças e diferenças entre as informações obtidas.Etapa 7 - Soluções
Cada grupo irá propor soluções para o problema identificado na etapa 3. Eles irão discutir o que poderiam fazer para contribuir com a disseminação da informação sobre a escrita pictográfica da sociedade escolhida. Os alunos irão criar um infográfico para apresentar suas soluções.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e propor soluções para problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Coerência e clareza das soluções propostas pelos grupos.
- Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em relacionar a escrita pictográfica com a cultura material e a tradição oral das sociedades antigas estudadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha da sociedade antiga a ser estudada.
- Auxiliar os grupos na identificação do problema e no levantamento de dados.
- Estimular a discussão e a análise crítica das informações obtidas pelos grupos.
- Avaliar e orientar a produção dos infográficos pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre a sociedade escolhida e a escrita pictográfica utilizada por ela.
- Identificar um problema relacionado à escrita pictográfica da sociedade escolhida.
- Propor soluções para o problema identificado.
- Criar um infográfico para apresentar as soluções propostas pelo grupo.