Aula sobre Escrita Pictografica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A escrita pictográfica é uma forma de registro utilizada por diversas sociedades antigas, como as civilizações africanas, do Oriente Médio e das Américas. Ela consiste em desenhos e símbolos que representam ideias, objetos e acontecimentos. Essa forma de escrita é importante para entendermos a cultura e a história dessas sociedades. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de identificação de aspectos e formas de registro das sociedades antigas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é a escrita pictográfica. Em seguida, irá mostrar exemplos de escrita pictográfica de diferentes sociedades antigas, como os hieróglifos egípcios, os petróglifos das Américas e os símbolos africanos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Cada grupo receberá um texto sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga. O grupo defensor irá defender a importância da escrita pictográfica para a sociedade, enquanto o grupo opositor irá argumentar contra. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos. O grupo de observadores irá observar e anotar os argumentos apresentados pelos grupos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e escolher o vencedor do debate.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após o debate, os alunos irão discutir em grupo sobre a importância da escrita pictográfica para as sociedades antigas e como ela pode nos ajudar a entender a cultura e a história dessas sociedades.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da escrita pictográfica para a compreensão da história e da cultura das sociedades antigas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de identificação de aspectos e formas de registro das sociedades antigas.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Promover a compreensão da importância da escrita pictográfica para a história e a cultura das sociedades antigas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Argumentação clara e coerente.
- Observação e anotação dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Contribuição para a discussão em grupo.
- Compreensão da importância da escrita pictográfica para a história e a cultura das sociedades antigas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o que é a escrita pictográfica.
- Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos.
- Orientar os grupos na preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e a discussão em grupo.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da escrita pictográfica.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Preparar argumentos claros e coerentes.
- Observar e anotar os argumentos apresentados pelos grupos.
- Contribuir para a discussão em grupo.
- Compreender a importância da escrita pictográfica para a história e a cultura das sociedades antigas.