Aula sobre Escrita Pictografica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A escrita pictográfica é uma forma de registro utilizada por diversas sociedades antigas, como as civilizações africanas, do Oriente Médio e das Américas. Ela consiste em desenhos e símbolos que representam ideias, objetos e acontecimentos. Essa forma de escrita é importante para entendermos a cultura e a história dessas sociedades. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de identificação de aspectos e formas de registro das sociedades antigas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a escrita pictográfica. Em seguida, irá mostrar exemplos de escrita pictográfica de diferentes sociedades antigas, como os hieróglifos egípcios, os petróglifos das Américas e os símbolos africanos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo receberá um texto sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga. O grupo defensor irá defender a importância da escrita pictográfica para a sociedade, enquanto o grupo opositor irá argumentar contra. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos. O grupo de observadores irá observar e anotar os argumentos apresentados pelos grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e escolher o vencedor do debate.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos irão discutir em grupo sobre a importância da escrita pictográfica para as sociedades antigas e como ela pode nos ajudar a entender a cultura e a história dessas sociedades.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da escrita pictográfica para a compreensão da história e da cultura das sociedades antigas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de identificação de aspectos e formas de registro das sociedades antigas.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a compreensão da importância da escrita pictográfica para a história e a cultura das sociedades antigas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Observação e anotação dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Contribuição para a discussão em grupo.
  • Compreensão da importância da escrita pictográfica para a história e a cultura das sociedades antigas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é a escrita pictográfica.
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos.
  • Orientar os grupos na preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância da escrita pictográfica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Preparar argumentos claros e coerentes.
  • Observar e anotar os argumentos apresentados pelos grupos.
  • Contribuir para a discussão em grupo.
  • Compreender a importância da escrita pictográfica para a história e a cultura das sociedades antigas.