Aula sobre Escrita Pictografica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A escrita pictográfica é uma forma de registro utilizada por diversas sociedades antigas, como os egípcios, maias e astecas. Ela consiste em desenhos que representam objetos, animais, pessoas e ideias. Essa forma de escrita é importante para entendermos a cultura dessas sociedades e como elas se comunicavam. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar e interpretar escritas pictográficas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar o que é a escrita pictográfica. Em seguida, mostre exemplos de escritas pictográficas de diferentes sociedades antigas, como os hieróglifos egípcios, os petróglifos das Américas e os símbolos africanos.Etapa 2 - Estação 1 - Criação de escrita pictográfica
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar uma escrita pictográfica que represente uma ideia ou objeto. Eles poderão utilizar lápis de cor, canetas e papel sulfite para criar a escrita.Etapa 3 - Estação 2 - Interpretação de escrita pictográfica
Os alunos irão receber uma escrita pictográfica criada por outro grupo e deverão interpretá-la. Eles deverão identificar o que a escrita representa e qual sociedade antiga poderia ter criado essa escrita.Etapa 4 - Estação 3 - Pesquisa sobre escrita pictográfica
Os alunos irão pesquisar sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga específica, como os egípcios, maias ou astecas. Eles deverão identificar como essa sociedade utilizava a escrita pictográfica em seu cotidiano e quais eram os principais símbolos utilizados.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente sua escrita pictográfica e explique o que ela representa. Em seguida, faça uma reflexão sobre a importância da escrita pictográfica para entendermos a cultura das sociedades antigas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de escritas pictográficas.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar escritas pictográficas e identificar a sociedade antiga que a criou.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criação de uma escrita pictográfica clara que represente bem a ideia ou objeto proposto.
- Interpretação correta da escrita pictográfica criada por outro grupo.
- Pesquisa completa e bem fundamentada sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga.
- Apresentação clara e objetiva da escrita pictográfica criada pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o que é a escrita pictográfica.
- Orientar os alunos na criação da escrita pictográfica e na interpretação da escrita criada por outro grupo.
- Estimular a pesquisa sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga específica.
- Fazer uma reflexão sobre a importância da escrita pictográfica para entendermos a cultura das sociedades antigas.
- Avaliar as atividades propostas e dar feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar uma escrita pictográfica clara e que represente bem a ideia ou objeto proposto.
- Interpretar corretamente a escrita pictográfica criada por outro grupo.
- Pesquisar sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga específica.
- Apresentar claramente a escrita pictográfica criada pelo grupo e explicar o que ela representa.