Aula sobre Escrita Pictografica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A escrita pictográfica é uma forma de registro utilizada por diversas sociedades antigas, como os egípcios, maias e astecas. Ela consiste em desenhos que representam objetos, animais, pessoas e ideias. Essa forma de escrita é importante para entendermos a cultura dessas sociedades e como elas se comunicavam. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam criar e interpretar escritas pictográficas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar o que é a escrita pictográfica. Em seguida, mostre exemplos de escritas pictográficas de diferentes sociedades antigas, como os hieróglifos egípcios, os petróglifos das Américas e os símbolos africanos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Criação de escrita pictográfica

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar uma escrita pictográfica que represente uma ideia ou objeto. Eles poderão utilizar lápis de cor, canetas e papel sulfite para criar a escrita.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Interpretação de escrita pictográfica

    Os alunos irão receber uma escrita pictográfica criada por outro grupo e deverão interpretá-la. Eles deverão identificar o que a escrita representa e qual sociedade antiga poderia ter criado essa escrita.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Pesquisa sobre escrita pictográfica

    Os alunos irão pesquisar sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga específica, como os egípcios, maias ou astecas. Eles deverão identificar como essa sociedade utilizava a escrita pictográfica em seu cotidiano e quais eram os principais símbolos utilizados.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e peça que cada grupo apresente sua escrita pictográfica e explique o que ela representa. Em seguida, faça uma reflexão sobre a importância da escrita pictográfica para entendermos a cultura das sociedades antigas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de escritas pictográficas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar escritas pictográficas e identificar a sociedade antiga que a criou.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criação de uma escrita pictográfica clara que represente bem a ideia ou objeto proposto.
  • Interpretação correta da escrita pictográfica criada por outro grupo.
  • Pesquisa completa e bem fundamentada sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga.
  • Apresentação clara e objetiva da escrita pictográfica criada pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é a escrita pictográfica.
  • Orientar os alunos na criação da escrita pictográfica e na interpretação da escrita criada por outro grupo.
  • Estimular a pesquisa sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga específica.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da escrita pictográfica para entendermos a cultura das sociedades antigas.
  • Avaliar as atividades propostas e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar uma escrita pictográfica clara e que represente bem a ideia ou objeto proposto.
  • Interpretar corretamente a escrita pictográfica criada por outro grupo.
  • Pesquisar sobre a escrita pictográfica de uma sociedade antiga específica.
  • Apresentar claramente a escrita pictográfica criada pelo grupo e explicar o que ela representa.