Aula sobre Escultura Egipcia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A escultura egípcia é uma das mais famosas do mundo e é uma forma de arte que se desenvolveu no Antigo Egito há mais de 5 mil anos. Ela é caracterizada por representações de figuras humanas e animais em pedra, bronze, madeira e outros materiais. A escultura egípcia é uma forma de arte muito importante porque ajuda a entender a cultura e a história do Egito Antigo. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a escultura egípcia e como ela era usada pelos antigos egípcios. Eles também irão criar um diário de bordo em grupo, usando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A escultura egípcia é uma das mais famosas do mundo e é uma forma de arte que se desenvolveu no Antigo Egito há mais de 5 mil anos. Ela é caracterizada por representações de figuras humanas e animais em pedra, bronze, madeira e outros materiais. A escultura egípcia é uma forma de arte muito importante porque ajuda a entender a cultura e a história do Egito Antigo. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a escultura egípcia e como ela era usada pelos antigos egípcios. Eles também irão criar um diário de bordo em grupo, usando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade explicando o que é a escultura egípcia e sua importância histórica. Ele pode usar imagens de esculturas egípcias para ilustrar seus pontos. Em seguida, faça uma breve apresentação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e explicar como ela será usada na atividade.

  3. Etapa 3 - Problema

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresente um problema relacionado à escultura egípcia. Por exemplo, "Como a escultura egípcia era usada na vida cotidiana dos antigos egípcios?" ou "Quais são as características da escultura egípcia que a tornam única?" Cada grupo deve discutir o problema e apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve pesquisar sobre a escultura egípcia e gerar alternativas para resolver o problema apresentado. Eles devem usar fontes confiáveis, como livros ou sites de museus, para encontrar informações relevantes. Circule pela sala e ajude os grupos a encontrar as informações necessárias.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve apresentar sua solução para o problema apresentado. Eles devem usar o diário de bordo para registrar suas ideias e apresentá-las para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular o pensamento crítico.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, lidere uma discussão em grupo para avaliar as soluções apresentadas. Incentive os alunos a fazerem perguntas mutualmente e a fornecerem feedback construtivo. O objetivo desta etapa é promover a colaboração e a reflexão crítica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade reforçando as principais ideias discutidas e incentivando os alunos a continuarem a explorar a escultura egípcia em suas próprias pesquisas. Ele também pode sugerir atividades complementares, como visitas a museus ou leituras adicionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Promover a colaboração em grupo e a comunicação.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a cultura e a história do Egito Antigo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas para o problema.
  • Uso adequado de fontes confiáveis e pesquisa.
  • Habilidade de comunicação e apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Fornecer orientação e feedback aos grupos.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.
  • Liderar a discussão em grupo para avaliar as soluções apresentadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em grupo.
  • Realizar pesquisa e análise crítica.
  • Apresentar soluções criativas e bem fundamentadas.
  • Fornecer feedback construtivo aos colegas.