Aula sobre Escultura Egipcia
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A arte egípcia é uma das mais antigas e impressionantes do mundo. Com suas esculturas, pinturas e arquitetura grandiosa, os egípcios conseguiram transmitir sua crença na vida após a morte e a importância de seus deuses. Nesta atividade, vamos estudar a escultura egípcia, entender suas características e como ela se relaciona com a cultura e a religião da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, que vai permitir que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom’, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A arte egípcia é uma das mais antigas e impressionantes do mundo. Com suas esculturas, pinturas e arquitetura grandiosa, os egípcios conseguiram transmitir sua crença na vida após a morte e a importância de seus deuses. Nesta atividade, vamos estudar a escultura egípcia, entender suas características e como ela se relaciona com a cultura e a religião da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, que vai permitir que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom’, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Inicie a atividade apresentando imagens de esculturas egípcias e perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre a arte egípcia. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e a metodologia Cultura Maker.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e peça que discutam as características da escultura egípcia e como ela se relaciona com a cultura e a religião da época. Cada grupo deve registrar suas ideias no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Medie a discussão e complemente as informações apresentadas pelos alunos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos devem criar uma escultura egípcia utilizando argila ou massa de modelar. Forneça materiais de apoio, como imagens de esculturas egípcias e referências sobre as técnicas utilizadas pelos antigos egípcios.Etapa 6 - Apresentação das esculturas
Cada aluno deve apresentar sua escultura para a turma e explicar as técnicas utilizadas e as características da escultura egípcia presentes na obra. Forneça feedbacks e estimule a discussão entre os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido, ressaltando a importância da arte egípcia para a compreensão da cultura e da história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço".
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração em grupo.
- Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade da escultura produzida.
- Capacidade de análise e contextualização da arte egípcia.
- Clareza na apresentação das ideias e das esculturas.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Fornecer materiais de apoio e orientação técnica.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Fornecer feedbacks e estimular a discussão entre os alunos.
- Encorajar a participação e a colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Utilizar adequadamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Produzir uma escultura egípcia de qualidade.
- Analisar e contextualizar a arte egípcia.
- Apresentar com clareza suas ideias e suas esculturas.