Aula sobre Escultura Egipcia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A arte egípcia é uma das mais antigas e impressionantes do mundo. Com suas esculturas, pinturas e arquitetura grandiosa, os egípcios conseguiram transmitir sua crença na vida após a morte e a importância de seus deuses. Nesta atividade, vamos estudar a escultura egípcia, entender suas características e como ela se relaciona com a cultura e a religião da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, que vai permitir que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom’, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A arte egípcia é uma das mais antigas e impressionantes do mundo. Com suas esculturas, pinturas e arquitetura grandiosa, os egípcios conseguiram transmitir sua crença na vida após a morte e a importância de seus deuses. Nesta atividade, vamos estudar a escultura egípcia, entender suas características e como ela se relaciona com a cultura e a religião da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker, que vai permitir que os alunos criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom’, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando imagens de esculturas egípcias e perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre a arte egípcia. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e a metodologia Cultura Maker.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutam as características da escultura egípcia e como ela se relaciona com a cultura e a religião da época. Cada grupo deve registrar suas ideias no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Medie a discussão e complemente as informações apresentadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem criar uma escultura egípcia utilizando argila ou massa de modelar. Forneça materiais de apoio, como imagens de esculturas egípcias e referências sobre as técnicas utilizadas pelos antigos egípcios.

  6. Etapa 6 - Apresentação das esculturas

    Cada aluno deve apresentar sua escultura para a turma e explicar as técnicas utilizadas e as características da escultura egípcia presentes na obra. Forneça feedbacks e estimule a discussão entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido, ressaltando a importância da arte egípcia para a compreensão da cultura e da história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço".
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da escultura produzida.
  • Capacidade de análise e contextualização da arte egípcia.
  • Clareza na apresentação das ideias e das esculturas.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Fornecer materiais de apoio e orientação técnica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Fornecer feedbacks e estimular a discussão entre os alunos.
  • Encorajar a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Utilizar adequadamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir uma escultura egípcia de qualidade.
  • Analisar e contextualizar a arte egípcia.
  • Apresentar com clareza suas ideias e suas esculturas.