Aula sobre Escultura Egipcia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A escultura egípcia é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, e é considerada uma das mais importantes para a compreensão da cultura do antigo Egito. Nesta atividade, os alunos serão apresentados à técnica de escultura egípcia, sua história e características principais. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, o professor pode trazer exemplos de esculturas egípcias famosas, como as estátuas dos faraós Ramsés II e Tutancâmon, e mostrar como elas são encontradas em museus e outros espaços culturais. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam desenvolver um modelo de 5 etapas para trabalhar o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A escultura egípcia é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, e é considerada uma das mais importantes para a compreensão da cultura do antigo Egito. Nesta atividade, os alunos serão apresentados à técnica de escultura egípcia, sua história e características principais. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, o professor pode trazer exemplos de esculturas egípcias famosas, como as estátuas dos faraós Ramsés II e Tutancâmon, e mostrar como elas são encontradas em museus e outros espaços culturais. A metodologia Design Sprint será aplicada para que os alunos possam desenvolver um modelo de 5 etapas para trabalhar o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução ao tema
Faça uma breve introdução sobre a escultura egípcia, apresentando suas principais características e sua importância cultural. Os alunos serão estimulados a fazer perguntas e a expressar suas impressões iniciais sobre o tema.Etapa 3 - Entender
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de questões para pesquisar sobre a escultura egípcia. Eles deverão utilizar fontes confiáveis, como livros e sites de museus, para responder às perguntas. Algumas das perguntas podem ser: Quais os materiais utilizados na escultura egípcia? Como era a técnica de escultura? Quais as principais obras e artistas da escultura egípcia?Etapa 4 - Esboçar
Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os alunos deverão criar um esboço de uma escultura egípcia utilizando papel e lápis. Incentive a criatividade dos alunos e estimule a pensar em diferentes formas e estilos de escultura.Etapa 5 - Decidir
Os grupos deverão escolher um dos esboços criados e justificar sua escolha para a turma. Eles deverão explicar por que escolheram aquele esboço e como ele representa a escultura egípcia.Etapa 6 - Prototipar e Testar
Com base na escolha do grupo, os alunos deverão criar um modelo em argila da escultura escolhida. Eles deverão trabalhar em equipe para modelar a argila e testar diferentes técnicas de escultura. Ao final, os modelos serão expostos para a turma e os alunos deverão explicar como a técnica egípcia foi aplicada na escultura.Etapa 7 - Discussão e Reflexão
Conduza uma discussão em sala para que os alunos possam refletir sobre o processo de criação e os desafios encontrados durante a atividade. Eles deverão compartilhar suas experiências e aprender com as experiências dos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe.
- Promover a reflexão sobre o processo de criação e os desafios encontrados durante a atividade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa durante a pesquisa e a criação.
- Qualidade e criatividade do esboço e do modelo em argila.
- Capacidade de contextualizar a escultura egípcia no tempo e no espaço.
- Reflexão crítica sobre o processo de criação e os desafios encontrados durante a atividade.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a pesquisa e a criação.
- Orientar os alunos na escolha das fontes de pesquisa e na análise crítica das informações coletadas.
- Incentivar a criatividade e a reflexão sobre o processo de criação.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação em equipe.
- Utilizar fontes confiáveis e analisar criticamente as informações coletadas.
- Demonstrar criatividade e habilidade na criação do esboço e do modelo em argila.
- Refletir criticamente sobre o processo de criação e os desafios encontrados durante a atividade.