Aula sobre Escultura Egipcia
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A arte egípcia é uma das mais antigas e ricas do mundo, com uma história que remonta a mais de 5.000 anos. A escultura egípcia é uma das mais importantes expressões artísticas dessa cultura, sendo caracterizada pela rigidez e frontalidade das figuras, além da utilização de materiais como pedra, bronze e madeira. Com as atividades aqui propostas, os alunos irão explorar a arte da escultura egípcia, analisando suas características e produzindo suas próprias esculturas.
Etapa 1 - Empatia
Inicie a aula, apresentando aos alunos alguns exemplos de esculturas egípcias para análise coletiva.É um momento para que a turma compartilhe o que pensa sobre o que está sendo visto, quais características mais chamam atenção etc.Etapa 2 - Definição
Apresente os principais elementos da escultura egípcia, como a frontalidade, a rigidez e a simetria e organize os alunos em grupos para que possam deliberar sobre o que gostariam de representar em uma escultura, considerando essas especificidades.Etapa 3 - Ideação
Oriente que os alunos criem esboços de suas esculturas, utilizando lápis e papel. Auxilie-os na criação de suas esculturas, dando dicas e sugestões.Etapa 4 - Prototipagem
Mãos na massa! Neste momento, a ideia é que os alunos criem suas esculturas utilizando materiais como: argila, massinha ou papel machê.Etapa 5 - Teste
Oriente que os alunos apresentem suas esculturas para a turma, explicando suas escolhas e o processo de criação. A turma irá avaliar as esculturas e dar feedbacks construtivos.Etapa 6 - Implementação
Com base nos feedbacks recebidos, peça para que os grupos produzam uma segunda escultura.Etapa 7 - Avaliação
Para a avaliação, a ideia é que os alunos considerem o processo de criação e aprimoramento de suas esculturas. Você irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
- Contextualizar a arte egípcia no tempo e no espaço;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência com as características da escultura egípcia;
- Originalidade e criatividade;
- Qualidade técnica da escultura.
Ações do professor
- Auxiliar os alunos na criação de seus mapas de empatia;
- Apresentar os elementos da escultura egípcia;
- Dar dicas e sugestões na criação das esculturas;
- Avaliar o desempenho dos alunos;
- Auxiliar os alunos na melhoria de suas esculturas.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia sobre a escultura egípcia;
- Discutir em grupo sobre as características da escultura egípcia;
- Criar esboços de suas esculturas;
- Criar suas esculturas utilizando materiais analógicos;
- Apresentar suas esculturas para a turma;