Aula sobre Escultura Egipcia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A escultura egípcia é uma das mais famosas da história da arte, sendo caracterizada por sua simetria, rigidez e proporção. Ela era utilizada principalmente para representar os faraós, deuses e figuras importantes da sociedade egípcia. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa arte milenar por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e passarão por diferentes estações, nas quais terão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Etapa 1 - Contextualização
A escultura egípcia é uma das mais famosas da história da arte, sendo caracterizada por sua simetria, rigidez e proporção. Ela era utilizada principalmente para representar os faraós, deuses e figuras importantes da sociedade egípcia. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa arte milenar por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e passarão por diferentes estações, nas quais terão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.Etapa 2 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre a arte egípcia, mostrando imagens de esculturas e explicando suas características principais. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a rotação por estações.Etapa 3 - Estação 1: Escultura em argila
Os alunos terão a oportunidade de modelar uma escultura egípcia em argila, utilizando as técnicas aprendidas anteriormente. Forneça argila ou massa de modelar e ferramentas para a atividade. Ao final, cada grupo apresentará sua escultura e explicará o que representou.Etapa 4 - Estação 2: Reprodução de esculturas
Os alunos receberão imagens de esculturas egípcias famosas e terão que reproduzi-las utilizando materiais como papel machê, massinha ou argila. O objetivo é que eles analisem as características das esculturas e tentem reproduzi-las da forma mais fiel possível.Etapa 5 - Estação 3: Pesquisa em grupo
Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre a escultura egípcia, buscando informações sobre sua história, técnicas utilizadas e principais artistas. Eles deverão apresentar seus resultados ao final da atividade.Etapa 6 - Apresentação
Ao final das estações, os grupos apresentarão suas esculturas e resultados da pesquisa. Faça uma discussão em sala sobre as características da escultura egípcia e sua importância histórica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
- Contextualizar a arte egípcia no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da escultura/modelagem produzida pelos alunos.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
- Coerência e clareza na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar as características principais da escultura egípcia.
- Fornecer os materiais necessários para as atividades.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
- Orientar os alunos durante as atividades.
- Realizar a discussão final sobre a arte egípcia.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as atividades com dedicação e empenho.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Realizar a pesquisa com responsabilidade e comprometimento.
- Apresentar os resultados de forma clara e concisa.