Aula sobre Escultura Egipcia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A escultura egípcia é uma das mais famosas da história da arte, sendo caracterizada por sua simetria, rigidez e proporção. Ela era utilizada principalmente para representar os faraós, deuses e figuras importantes da sociedade egípcia. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa arte milenar por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e passarão por diferentes estações, nas quais terão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A escultura egípcia é uma das mais famosas da história da arte, sendo caracterizada por sua simetria, rigidez e proporção. Ela era utilizada principalmente para representar os faraós, deuses e figuras importantes da sociedade egípcia. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa arte milenar por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles serão divididos em grupos e passarão por diferentes estações, nas quais terão atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre a arte egípcia, mostrando imagens de esculturas e explicando suas características principais. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a rotação por estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1: Escultura em argila

    Os alunos terão a oportunidade de modelar uma escultura egípcia em argila, utilizando as técnicas aprendidas anteriormente. Forneça argila ou massa de modelar e ferramentas para a atividade. Ao final, cada grupo apresentará sua escultura e explicará o que representou.

  4. Etapa 4 - Estação 2: Reprodução de esculturas

    Os alunos receberão imagens de esculturas egípcias famosas e terão que reproduzi-las utilizando materiais como papel machê, massinha ou argila. O objetivo é que eles analisem as características das esculturas e tentem reproduzi-las da forma mais fiel possível.

  5. Etapa 5 - Estação 3: Pesquisa em grupo

    Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre a escultura egípcia, buscando informações sobre sua história, técnicas utilizadas e principais artistas. Eles deverão apresentar seus resultados ao final da atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Ao final das estações, os grupos apresentarão suas esculturas e resultados da pesquisa. Faça uma discussão em sala sobre as características da escultura egípcia e sua importância histórica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Contextualizar a arte egípcia no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da escultura/modelagem produzida pelos alunos.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar as características principais da escultura egípcia.
  • Fornecer os materiais necessários para as atividades.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Realizar a discussão final sobre a arte egípcia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades com dedicação e empenho.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Realizar a pesquisa com responsabilidade e comprometimento.
  • Apresentar os resultados de forma clara e concisa.