Aula sobre Escultura Egipcia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A escultura egípcia é uma das mais antigas e importantes formas de arte do mundo. Os egípcios acreditavam que a arte era uma forma de vida após a morte, e por isso, as esculturas eram feitas com muito cuidado e precisão para durar para sempre. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história e a técnica da escultura egípcia, bem como suas características e significados.


  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Professor, antes da aula, envie aos alunos um material de leitura sobre a escultura egípcia, com informações sobre a história, técnica e significado. Eles devem ler o material e fazer anotações.

  2. Etapa 2 - Características da escultura egípcia

    A partir do que os alunos compartilharem na aula, complemente apresentando as características da escultura egípcia, como a rigidez, a frontalidade, a simetria e a hierarquia. Explique também a técnica da escultura egípcia, destacando o uso de materiais como pedra, madeira e bronze, e a importância da precisão e da simetria na criação das esculturas.

  3. Etapa 3 - Atividade prática

    A partir do momento expositivo-dialogado, os alunos devem criar uma escultura egípcia utilizando materiais analógicos, como argila ou massa de modelar. Oriente-os na criação das esculturas, destacando a importância da precisão e da simetria na técnica egípcia.

  4. Etapa 4 - Avaliação - Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a dinâmica dos 3 Qs aos alunos, explicando que eles devem preencher um template com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" para avaliar a atividade. O objetivo é que eles reflitam sobre o que aprenderam, o que foi interessante, o que poderia ter sido melhor e o que ainda precisam aprender.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma escultura egípcia;
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre o que aprenderam e o que ainda precisam aprender sobre a escultura egípcia.

Critérios de avaliação

  • Precisão e simetria na criação da escultura egípcia;
  • Participação ativa na aula e na atividade prática;
  • Qualidade das anotações e reflexões no template da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Enviar material de leitura sobre a escultura egípcia antes da aula;
  • Orientar os alunos na criação das esculturas egípcias;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula e na atividade prática.

Ações do aluno

  • Ler o material de leitura sobre a escultura egípcia antes da aula;
  • Fazer anotações sobre as características e a técnica da escultura egípcia;
  • Criar uma escultura egípcia utilizando materiais analógicos;
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o que aprenderam sobre a escultura egípcia.