Aula sobre Escultura
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A escultura é uma das formas mais antigas de arte e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Ela é uma forma de expressão que permite a criação de formas tridimensionais a partir de diferentes materiais, como argila, pedra, madeira, metal, entre outros. Os alunos serão introduzidos à escultura e aprenderão sobre as diferentes técnicas e materiais utilizados pelos artistas. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam avaliar o trabalho uns dos outros, desenvolvendo assim a habilidade de dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando a escultura como forma de arte e mostrando exemplos de esculturas famosas, como a estátua da Liberdade e o David de Michelangelo. Os alunos serão incentivados a observar as obras e a identificar as características que as tornam únicas.Etapa 2 - Técnicas e materiais
Apresente as diferentes técnicas e materiais utilizados pelos escultores, como modelagem, cinzelagem, fundição, entre outros. Os alunos serão incentivados a identificar as diferenças entre as técnicas e a escolher qual técnica e material eles gostariam de utilizar em sua própria escultura.Etapa 3 - Criação do template de avaliação
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 4 - Criação das esculturas
Os alunos irão criar suas próprias esculturas utilizando a técnica e material escolhidos. Durante este tempo, circule pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer dúvidas.Etapa 5 - Apresentação das esculturas
Cada grupo apresentará sua escultura e os demais grupos farão a avaliação utilizando o template criado na etapa 3.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre o processo de criação das esculturas. Medie a discussão e incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam durante a aula.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a escultura como forma de arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo sobre o trabalho dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar exemplos de esculturas famosas e técnicas utilizadas pelos escultores.
- Auxiliar os alunos durante a criação das esculturas.
- Mediar a discussão em grupo sobre as avaliações recebidas e o processo de criação.
Ações do aluno
- Observar e identificar as características das esculturas apresentadas pelo professor.
- Escolher a técnica e material que gostariam de utilizar em sua própria escultura.
- Criar uma escultura utilizando a técnica e material escolhidos.
- Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado na etapa 3.
- Participar da discussão em grupo sobre as avaliações recebidas e o processo de criação.