Aula sobre Escultura

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A escultura é uma das formas mais antigas de arte e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Ela é uma forma de expressão que permite a criação de formas tridimensionais a partir de diferentes materiais, como argila, pedra, madeira, metal, entre outros. Os alunos serão introduzidos à escultura e aprenderão sobre as diferentes técnicas e materiais utilizados pelos artistas. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam avaliar o trabalho uns dos outros, desenvolvendo assim a habilidade de dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando a escultura como forma de arte e mostrando exemplos de esculturas famosas, como a estátua da Liberdade e o David de Michelangelo. Os alunos serão incentivados a observar as obras e a identificar as características que as tornam únicas.

  2. Etapa 2 - Técnicas e materiais

    Apresente as diferentes técnicas e materiais utilizados pelos escultores, como modelagem, cinzelagem, fundição, entre outros. Os alunos serão incentivados a identificar as diferenças entre as técnicas e a escolher qual técnica e material eles gostariam de utilizar em sua própria escultura.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Criação das esculturas

    Os alunos irão criar suas próprias esculturas utilizando a técnica e material escolhidos. Durante este tempo, circule pela sala para auxiliar os alunos e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação das esculturas

    Cada grupo apresentará sua escultura e os demais grupos farão a avaliação utilizando o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as avaliações recebidas e sobre o processo de criação das esculturas. Medie a discussão e incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam durante a aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a escultura como forma de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo sobre o trabalho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de esculturas famosas e técnicas utilizadas pelos escultores.
  • Auxiliar os alunos durante a criação das esculturas.
  • Mediar a discussão em grupo sobre as avaliações recebidas e o processo de criação.

Ações do aluno

  • Observar e identificar as características das esculturas apresentadas pelo professor.
  • Escolher a técnica e material que gostariam de utilizar em sua própria escultura.
  • Criar uma escultura utilizando a técnica e material escolhidos.
  • Avaliar o trabalho dos colegas utilizando o template criado na etapa 3.
  • Participar da discussão em grupo sobre as avaliações recebidas e o processo de criação.