Aula sobre Escultura
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A escultura é uma das formas mais antigas de arte e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Ela é uma forma de expressão que utiliza materiais como argila, pedra, madeira e metal para criar formas tridimensionais. Os alunos irão explorar a escultura como forma de arte e aprender sobre as diferentes técnicas e materiais utilizados pelos artistas. Utilizaremos a metodologia Design Sprint, que consiste em um processo criativo em cinco etapas para desenvolver soluções inovadoras.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre escultura. Em seguida, apresente alguns exemplos de esculturas famosas e discuta com a turma sobre as técnicas e materiais utilizados pelos artistas.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tema para sua escultura. Em seguida, peça para que cada grupo faça um esboço da sua escultura em um papel.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma e explicar o tema escolhido. Em seguida, os alunos devem votar na escultura que mais gostaram e justificar sua escolha.Etapa 4 - Prototipar
Com o tema escolhido e o esboço definido, os grupos devem começar a criar suas esculturas utilizando os materiais disponíveis na sala de aula. Oriente os alunos sobre as técnicas de escultura e ajudá-los a solucionar possíveis problemas.Etapa 5 - Testar
Ao final da aula, cada grupo deve apresentar sua escultura para a turma e explicar o processo criativo utilizado. Os alunos devem avaliar as esculturas dos colegas e dar feedbacks construtivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar esculturas utilizando diferentes técnicas e materiais.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos materiais e técnicas de escultura.
- Originalidade e criatividade na criação da escultura.
- Cooperação e trabalho em equipe.
- Apresentação clara e objetiva da escultura e do processo criativo utilizado.
- Feedbacks construtivos aos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre as técnicas de escultura e ajudá-los a solucionar possíveis problemas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos durante o processo criativo.
- Avaliar as esculturas dos alunos e dar feedbacks construtivos.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe.
Ações do aluno
- Escolher um tema para a escultura em grupo.
- Criar um esboço da escultura em um papel.
- Criar a escultura utilizando os materiais disponíveis na sala de aula.
- Apresentar a escultura para a turma e explicar o processo criativo utilizado.
- Avaliar as esculturas dos colegas e dar feedbacks construtivos.