Aula sobre Escultura

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A escultura é uma das formas mais antigas de arte, utilizada desde a pré-história para representar figuras humanas, animais e objetos. Ela é uma das formas mais tridimensionais de arte, permitindo que o espectador possa ver a obra de diferentes ângulos e perspectivas. Os alunos irão aprender sobre escultura e como ela pode ser utilizada para representar diferentes temas e ideias. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo de suas esculturas e, assim, criar obras mais significativas e impactantes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicar a importância da escultura como forma de arte. Serão apresentados exemplos de esculturas famosas e como elas foram criadas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo), dividido em seis campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles irão pensar em um público-alvo para suas esculturas e preencher cada campo com informações relevantes sobre esse público.

  3. Etapa 3 - Definição do tema

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão definir o tema de suas esculturas. Eles irão escolher um tema que seja relevante para o público-alvo escolhido e que possa ser representado em uma escultura.

  4. Etapa 4 - Planejamento da escultura

    Os alunos irão planejar suas esculturas, pensando em como representar o tema escolhido de forma criativa e impactante. Eles irão desenhar esboços e fazer anotações sobre os materiais que irão utilizar.

  5. Etapa 5 - Criação da escultura

    Os alunos irão criar suas esculturas utilizando os materiais escolhidos. Auxilie\-os na criação e dê dicas sobre como utilizar os materiais de forma eficiente.

  6. Etapa 6 - Apresentação das esculturas

    Os alunos irão apresentar suas esculturas para a turma, explicando o tema escolhido e como eles utilizaram os materiais para representá-lo. Os colegas irão fazer perguntas e comentários sobre as obras.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação de suas esculturas e como o mapa de empatia os ajudou a entender melhor o público-alvo. Conduza uma discussão sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos alunos e como eles podem aplicar essas técnicas em outras áreas da vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar esculturas que representem temas relevantes e impactantes.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de suas esculturas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade da escultura.
  • Coerência entre o tema escolhido e a representação na escultura.
  • Utilização eficiente dos materiais e técnicas de escultura.
  • Participação ativa e colaborativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação da escultura.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos de esculturas famosas.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Dar dicas e orientações sobre a criação da escultura.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos alunos.
  • Avaliar as esculturas e dar feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo.
  • Definir um tema relevante e impactante para a escultura.
  • Planejar e criar a escultura utilizando materiais e técnicas de escultura.
  • Apresentar a escultura para a turma e participar da discussão em grupo.
  • Refletir sobre o processo de criação da escultura e como ele pode ser aplicado em outras áreas da vida.