Aula sobre Escultura
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A escultura é uma das mais antigas formas de arte e tem sido utilizada para representar a história, a cultura e a sociedade de diferentes épocas. Ela pode ser encontrada em monumentos, museus, praças e até mesmo em objetos de decoração. Os alunos irão aprender sobre os princípios básicos da escultura, como a forma, a textura, a cor e a luz, e como esses elementos podem ser utilizados para criar uma obra de arte tridimensional.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar como a escultura é uma forma de arte tridimensional. Em seguida, explique a metodologia da gamificação e como os alunos irão criar um mapa de registro para um jogo.Etapa 2 - Princípios básicos da escultura
Apresente os princípios básicos da escultura, como a forma, a textura, a cor e a luz, e como esses elementos podem ser utilizados para criar uma obra de arte tridimensional. Os alunos irão fazer anotações sobre esses princípios.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Os alunos, em grupos, criarão um mapa de registro (imagem em anexo) para um jogo que envolve a semiótica. O mapa deve conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’,’ Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Oriente os alunos e tire dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma, explicando as etapas e os objetivos do jogo. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam sobre a escultura e como a metodologia da gamificação ajudou a tornar a aula mais envolvente e didática.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esses conhecimentos em suas próprias produções visuais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro sobre o tema da escultura.
- Promover o aprendizado de forma lúdica e envolvente, utilizando a metodologia da gamificação.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Compreensão dos princípios básicos da escultura.
- Habilidade em aplicar esses princípios na criação de esculturas com diferentes materiais.
- Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia da gamificação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos no trabalho em grupo.
- Avaliar a jogabilidade e a criatividade dos jogos criados pelos alunos.
- Estimular a reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de registro em grupo.
- Aplicar os princípios básicos da escultura na criação de esculturas com diferentes materiais.
- Participar da discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula e como pode ser aplicado em suas próprias produções visuais.