Aula sobre Escultura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A escultura é uma das mais antigas formas de arte, e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Na escultura, o artista utiliza materiais como argila, pedra, madeira ou metal para criar formas tridimensionais que representam ideias, emoções ou figuras humanas. Os alunos irão aprender sobre a história da escultura e suas técnicas, além de criar suas próprias esculturas utilizando materiais simples. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão trabalhar em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a história da escultura, mostrando exemplos de esculturas famosas e explicando as técnicas utilizadas pelos artistas. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas impressões sobre as obras apresentadas.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Modelagem em argila

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar esculturas em argila. Forneça orientações sobre a técnica de modelagem e incentive os alunos a explorarem diferentes formas e texturas. Ao final da atividade, os alunos irão apresentar suas esculturas para o restante da turma.

    Estação 2 - Escultura em papel machê

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar esculturas em papel machê. Forneça orientações sobre a técnica de construção e incentive os alunos a explorarem diferentes formas e texturas. Ao final da atividade, os alunos irão apresentar suas esculturas para o restante da turma.

    Estação 3 - Escultura com materiais recicláveis

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar esculturas utilizando materiais recicláveis, como garrafas plásticas, papelão e jornal. Forneça orientações sobre a técnica de construção e incentive os alunos a explorarem diferentes formas e texturas. Ao final da atividade, os alunos irão apresentar suas esculturas para o restante da turma.


  3. Etapa 3 - Discussão e avaliação

    Conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes técnicas utilizadas e as esculturas criadas pelos alunos. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas impressões sobre as atividades e a avaliar o próprio trabalho e o dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar formas tridimensionais utilizando diferentes materiais e técnicas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de esculturas.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das técnicas apresentadas.
  • Originalidade e criatividade na criação das esculturas.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva das esculturas criadas.
  • Reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar a história da escultura e suas técnicas.
  • Fornecer orientações sobre as técnicas de modelagem, construção e utilização de materiais recicláveis.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação das esculturas.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as atividades realizadas e as esculturas criadas pelos alunos.
  • Avaliar o trabalho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Utilizar as técnicas apresentadas de forma adequada e criativa.
  • Colaborar com os colegas na criação das esculturas.
  • Apresentar as esculturas criadas de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o próprio trabalho e o dos colegas.