Aula sobre Escultura
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A escultura é uma das formas mais antigas de arte e pode ser encontrada em diversas culturas ao redor do mundo. Ela pode ser feita de diferentes materiais, como argila, madeira, pedra, metal e até mesmo materiais reciclados. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a história da escultura, suas técnicas e materiais, além de criar suas próprias esculturas.
Etapa 1 - Introdução
Selecione alguns textos e vídeos sobre esculturas e suas técnicas e materiais, e disponibilize-os para os alunos. Os alunos irão assistir aos vídeos e ler os textos e irão criar um resumo do que foi aprendido.Etapa 2 - Técnicas e materiais
Explique o que é escultura e sua importância na história da arte. Em seguida, apresente exemplos de esculturas de diferentes épocas e culturas para que os alunos possam observar e analisar suas características. Apresente as diferentes técnicas e materiais utilizados na escultura, como modelagem, cinzelagem, fundição, entre outros. Os alunos poderão observar exemplos de esculturas feitas com cada técnica e material.Etapa 3 - Criação de esculturas
Os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias esculturas utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como argila, massinha ou papel machê. Dê orientações sobre as técnicas e materiais que podem ser utilizados e auxiliará os alunos durante o processo de criação.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Apresentação das esculturas
Os alunos apresentarão suas esculturas para a turma e explicarão o processo de criação e as técnicas e materiais utilizados.Etapa 6 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre as esculturas criadas pelos alunos, incentivando-os a compartilhar suas opiniões e avaliações utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a arte da escultura.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de suas próprias esculturas.
- Promover a análise e a reflexão crítica sobre as esculturas criadas pelos alunos e pelos artistas apresentados durante a aula.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada das técnicas e materiais apresentados durante a aula.
- Criatividade e originalidade na criação das esculturas.
- Participação ativa na discussão em grupo utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
- Clareza e objetividade na apresentação das esculturas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de esculturas de diferentes épocas e culturas.
- Dar orientações sobre as técnicas e materiais que podem ser utilizados na criação das esculturas.
- Auxiliar os alunos durante o processo de criação.
- Conduzir a discussão em grupo utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
- Fazer uma conclusão da aula reforçando os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Observar e analisar as esculturas apresentadas pelo professor.
- Criar suas próprias esculturas utilizando as técnicas e materiais apresentados.
- Participar ativamente da discussão em grupo utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar suas esculturas para a turma.
- Avaliar as esculturas criadas pelos colegas utilizando a Dinâmica dos 3 Qs.