Aula sobre Esfericidade Da Terra

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A esfericidade da Terra é um tema muito importante para a compreensão do mundo em que vivemos. Entender que a Terra é um planeta esférico ajuda a explicar muitos fenômenos naturais, como as estações do ano, o movimento das marés e a formação de eclipses. Além disso, é um tema que pode ser facilmente aplicado no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, no uso de mapas e globos terrestres. Nesta aula, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos possam desenvolver um modelo que os ajudará a compreender melhor o tema e selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando o tema da esfericidade da Terra e explicando os conceitos básicos. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias ideias. Apresente também deve apresentar exemplos de como a esfericidade da Terra é importante para a compreensão de fenômenos naturais.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos de até 5 membros e peça para esboçarem o que compreenderam sobre o tema. Eles devem utilizar papel e lápis para criar um esboço visual que represente a esfericidade da Terra.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher o melhor esboço e apresentá-lo para a turma. Depois, os alunos devem discutir em conjunto qual dos esboços representa melhor a esfericidade da Terra e escolher o melhor.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base no esboço escolhido, os alunos devem criar um protótipo de como seria uma representação da Terra em 3D utilizando materiais como argila, papel machê ou outros materiais disponíveis na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e explicar como ele representa a esfericidade da Terra. Os alunos devem avaliar e dar feedbacks sobre o trabalho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula reforçando a importância de compreender como o conhecimento do formato da Terra influenciou o desenvolvimento da humanidade ao longo de sua história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio da metodologia Design Sprint.
  • Promover a cooperação entre os alunos, incentivando a troca de ideias e feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de esfericidade da Terra.
  • Qualidade do esboço e do protótipo criado.
  • Capacidade de argumentação e seleção de evidências.
  • Participação e cooperação durante as atividades em grupo.
  • Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da esfericidade da Terra e explicar os conceitos básicos.
  • Incentivar a participação e troca de ideias entre os alunos.
  • Acompanhar e dar suporte durante as atividades em grupo.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da esfericidade da Terra para a compreensão do mundo em que vivemos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Compartilhar ideias e dar feedbacks construtivos aos colegas.
  • Criar um esboço e um protótipo que represente a esfericidade da Terra.
  • Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos colegas.